Blog de Foz / EDUCAÇÃO
Este é um roteiro para a aprendizagem da matemática. É composto de links para aulas no Youtube disponibilzadas por professores brasileiros. No final da lista de links há um texto sobre o motivo da lista e seu papel terapêutico para mim. Espero que a lista ajude aos pais e mães que em tempo de pandemia precisam ajudar os filhos a fazerem deveres de casa. E que ajude a despertar o interesse no estudo da matemática. Segue roteiro com links para aulas e os nomes dos profesores.
Noções sobre conjunto Prof. Rafael Procópio
Subconjunto Prof. Angela Pereira
Sistema de numeração Prof. Rafael Procópio
Operações fundamentais Prof. Rafael Procópio
Propriedades de adição, multiplicação, subtração e divisão Tareas Plus
Expressões aritméticas Prof. Ângela Matemática
Múltiplos Prof. Ângela e Divisores Prof. Gis (Gis com Giz)
Número primo e compostos Prof. Gis
Potenciação Prof. Gis
Mínimo Múltiplo Comum (MMC) e Máximo Divisor Comum Prof. Procópio)
Fração ou número fracionário Prof. Fernando Grings
Números decimais (operações) Prof. Pedro Itallo Vaz
Sistema Métrico Decimal Prof. Pedro Ittalo
Medidas de volume e capacidade Prof Gis
Medidas de massa Prof. Vilma Ribeiro
Medidas de superfície Prof. Mick Xavier
Figuras Geométricas Prof. Mari Calhau
Radiciação (raiz quadrada) Prof.Pedro Ittalo
Porcentagem / Dica do prof Procópio
Juros simples e compostos Prof. Rafael Jesus
Média aritmética e ponderada Prof. Gisela Ramos
Monômios / Polinômios Prof. Gis
Equações do 1º grau Prof. Gis
Frações algébricas Prof Ittalo/ Expressões algébricas Prof Gis
Retas e Paralelas Prof. Gis
Ãngulos formados por retas e paralelas Prof. Gis
Polígonos e triângulos (Polígonos para crianças)
Quadriláteros (Prof. Gis) circunferência e círculo (Prof. Gisele Ramos)
Função do 1º grau Prof. Cris
Razões trigonométricas Gis / Prof. Sandro Curió
Equação do 2º grau - Prof Gis Aula I / Aula 2 / Aula 3
Operações sobre conjunto com Prof. Sandro Curió / Pedro Itallo
Relações e funções Prof.Gis
Trigonometria Stoodi
Funções logarítmica e exponencial Prof. Sandrio Curió
Matrizes e determinantes Prof. Gui, mix de sete aulas
Progressões Prof. Jairo
Análise combinatória Prof. Rafael Procópio
Geometria Plana Prof.Ittalo) e Geometria no Espaço Prof. Procópio
Geometria Analítica I / Geometria Analítica II prof Rafa Jesus
👉👉👉 A partir deste ponto você poderá estudar qualquer
conteúdo, pois o seu conhecimento já permite isso! 👏👏👏
P.S.: Do Diário
Hoje é 1 de julho de 2018. Meu filho Tiago completou 20
anos. Minha filha Amanda, desde ontem, me pede para ajuda-la com o dever
de casa de matemática. Tinha muitas questões de porcentagem. Fiquei com medo
e revolta mas daí tive a ideia: vou achar a resposta na internet. Achei as respostas e
consegui não só ajudar mas inspirar a menina. Daí pesquisei mais um pouco e
cheguei a este site que mostra um roteiro de matemática. Aqui começou
minha pesquisa para achar a minha maneira criativa de aprender e ajudar a
pessoas que, como eu, não sabem para onde a matemática vai e o pouco que sabiam bem como qualquer potencial em matemática foi perdido ao longo dos tortuosos caminhos da educação bancária.
Atualização
Meu problema com professores de matemática começou em 1961 quando eu tinha seis anos. Na época o ensino do que chamamos hoje de séries iniciais, não estava estruturado como é hoje. Havia muitas escolinhas de bairros fundadas por iniciativas de professoras que podiam não ter passado por escolas e recebido formação adequada. O castigo físico era método para educar, para ensinar e para inspirar. Tinham autoridade para bater nas crianças os pais, os avós, as tias, as freiras e os professores. No meu primeiro dia de aula saí de casa super feliz. Três horas depois, voltei decidido a não voltar para a escola. Para minha infantil desgraça o primeiro dia meu, era dia de tabuada. Eu não tinha ideia do que era tabuada. Minha mãe me prometeu, antes de sair de casa, que ela iria comprar uma tabuada. Na minha cabeça não sei porque carga d'água eu imaginei que "taboada" fosse uma goiabada ou bananola servida numa tábua (táboa).
Quando a professora anunciou que "tomaria" a taboada eu me coloquei na fila. Dai ela me fazia perguntas como três "vez" um? Creio que a palavra "vez" não era parte do meu vocabulário. Eu não tinha sinapse construída pera gerar imagem para entender "vez um". Se ela tivesse dito um uma vez, eu teria entendido. Por causa do meu silêncio a professora puxou um instrumento chamado palmatória, me fez esticar o braço e colocar minha mão à disposição dela, levantou o braço e bateu na minha mão em cheio. A dor e o desespero irradiadas chegaram até a divisão da alma com o espírito. Sem soltar a mão ela perguntou, "trez vez dois" (em vez de quanto é 3 duas vezes?) e aplicou golpe na mesma mão. Fui para casa com pelo menos seis golpes ou ataques que eram chamados de "bolos". Mais uma coisa de comer que não era de comer. Contei aterrorizado sobre os "bolos" que a professora tinha dado, mas meus pais aceitavam a situação como parte da disciplina.
Isso garantiu que eu, daquele momento em diante, detestasse tabuada, tábua de frios, matemática, palmatória, professores de matemática, física, química, português, inglês, adultos e torturadores das diferentes polícias entre outros. Minha posição sobre isso não mudou. Hoje, poucos dias antes de completar 66 anos e seis meses após ter ganho a oportunidade de ter sido salvo das mãos do Corona Vírus começo a fazer as pazes com a matemática tentando achar uma luz que me ajude a aproiveitar a tecnológia e o fenômeno do Youtube como ferramenta de educação. Meu primeiro passo é publicar esta postagem com o roteiro que encontrei para o meu próprio uso em busca da cura do meu trauma. è uma publicação dedicada aos pais, mas já tem filhos usando.
Abaixo estão os links (enlaces) para aulas de matemática no Youtube gravadas e disponibilizadas por professores dos novos tempos como a professora Gis do blog Gis com Giz, Mick Xavier, Mari Calhau, Pedro Ittalo, Sandro Curió, Rafa Jesus e outros. Cada um deles tem um projeto, um propósito, oferecem cursos em seus canais e fazem o que podem para mostrar a pessoas como eu que sempre houve outro caminho para ensinar, para educar, no verdadeiro sentido da palavra "educere". Eu faço o mesmo em minhas áreas como o ensino de línguas (vou reforçar a divulgação de meu trabalho no meu blog Papo Poligota. Me espelho nesses professores para contribiuir com meu grãozinho em várias áreas que promovam a descoberta de uma coisa nova a cada dia. Obrigado a todos! Compartilho, por último, este link do Dicionário de Termos Matemáticos (uma boa sacada), um reforço e apoio linguístico e de imagem para quem não tem uma mente matemática, como eu, e que necessita da ajuda da imagem: "Toda a comunicação se dá por imagem", dizia Charles Peirce, o mestre da semiótica que conseguiu ser psicólogo, criador da semiótica, filósofo e matemático.
Homenagem
Apesar de meus desencontros com a matemtática, me alegro pelo fato do meu caminho ter cruzado com a professora Eliete, do curso de Admissão ao Ginásio (5º ano) do Colégio Élio Lemos em Maceió (AL). Até hoje a escuto pronunciando a palavra "biunívoca".
Nenhum comentário:
Postar um comentário