O Blog de Foz se prepara para recomeçar a postar sobre o transporte público de Foz do Iguaçu. Esta foi uma das duas missões originais do blog quando começou em 2007. Ao longo do tempo, centenas de publicações foram feitas dando dicas das linhas de ônibus para turistas e para iguaçuenses que usam ou não o transporte público. Muitas histórias foram contadas sobre curiosidades, coisas raras mas ótimas tudo ara enriquecer a a experiência em utilizar os ônibus na Terra das Cataratas.
Então neste recomeço, publicamos aqui as linhas de ônibus de Foz do Iguaçu com o nome do bairro e o número da linha. O número da linha é muio importante. É provável que nem todo mundo possa dizer de cor os números de cada linha. Mas o suário de cada um saberá o seu e algumas outras mais ligadas a ele. Algumas são de interesse internacional como a 120 - Parque Nacional, a 103 que serve ao Templo Budista e a 110 SOHAB que vai ao Marco das Três Fronteiras. Confira:
Lista do Foztrans com descrição do Blog de Foz
35 TERRAS ALFA
A Linha 35 Terras Alpha foi criada para servir como meio de transporte de pessoas que trabalham no condomínio. Só tem dois horários por dia. Às 07h55, saída do TTU pela manhã com retorno às 17h10, partindo de ponto próximo ao condomínio. Não serve aos bairros vizinhos como o Jardim Aporã.
TTU Vila Portes, uma região próxima à Ponte da Amizade identificada no mostrador do ônibus como Ponte. A Vila Portes é uma região de muito comércio onde se encontra tudo que se procura, pelo menos é o que todo morador da fronteira acredita. nos ônibus, viaduto Tancredo segue direto em direção aos campi da Unioeste e Unila. Prossegue para o bairro
100 ALIMENTADOR – REMANSO GRANDE
Para quem mora ou está hospedado no Remanso Grande. O ônibus na esquina da BR-469 com a rua Astorga. É uma regição de pousadas como Paudimar, Ipelândia. Atende o trecho entre a BR-469 e o Pesque-Pague Wandscheer. Não se paga passagem. O serviço é dirigido a quem usa a Linha 120 TTU-Aeroporto-Centro de Visitantes do Parque Nacional via Shopping Catuai, grandes hotéis, Museu de Cera / Parque Dinossauros (Dreams Park Shows).
101 VILA C NORTE e 102 VILA C SUL
TTU - pela JK em direção à Vila Portes, área de comércio conhecida somente como PONTE continua à Avenida Tancredo Neves com destino ao jardim Califórnia onde está o Templo Budista Chen Tien de Foz do Iguaçu. Atenção! Esta linha atendia o Marco das Três Fronteiras. Não mais. O Marco das Três Fronteiras é atendido pela linha 110 Sohab
Sohab é um antigo bairro (hoje há uma nova classificação) na região do Porto Meira, antes região agora bairro. A Linha 110 é a que deve ser usada para quem quer visitar o Marco das Três Fronteiras. Atualmente a linha não funciona no domingo (que acha disso?) e além disso, ao longo do dia, há um horário que não funciona. Tudo está em processo de mudança no quesito transportes em Foz do Iguaçu. Antes das mudanças devido à Covid, a linha que servia ao marco das Três Fronteiras era a 103 - Templo Budista - Marco das Três. Era uma viagem.
Curiosidades
Sohab e Profilurb I e II são bairros vizinhos. As linhas 110 e 117 servem aos dois. A 117 não vai ao Marco das Três Fronteiras. "Profilurb" significa Programa de Financiamento de Lotes Urbanos. Há profilurbes em várias cidades brasileiras. Foi um programa do Governo Federal. Sohab não é uma palavra árabe como pode parecer. "Sohab" significa Sociedade Habitacional de Foz do Iguaçu e tinha o propósito de resolver o problema de moradias na esfera municipal. Instituição desativada.
A linha 120 une o TTU ao Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu. Mas entre os dois pontos, o ônibus é utilizado por trabalhadores, estudantes e residentes de Foz do Iguaçu que dirigem ao Centro, Vila Yolanda, Centro Universitário Uniamérica, Churrascaria, Hotéis Bourbon, Gran Via, Viale, Mabu, Shopping Catuaí, Carimã, Viale, Carimã, Belo Horizonte, Remanso Grande, Dreams Park, Panorama, Golf, Aeroporto, Movie Cars, Parque das Aves.
25 MADRUGADÃO – VILA C – PORTO MEIRA
225 Horario de Onibus Foz 225 Três Lagos Centro
Esta linha parte do TTU e tem ponto final no Portal da Foz. Do ponto final dele dá para acessar a BR-277. É usado como alternativa para ir ao Hotel Rafain Palace (Mas cuidados ao atravessar a BR-277. Há um viaduto para pedestre. Mas fica meio longe, Estude). Partindo do TTU, o ônibus é utilizado pela população local a destinos ao longo da Avenida Argentina: Estádio ABC, condomínios, Supermercados Ítalo, Muffato, entrada para bairros como Campos do Iguaçu, Jardim São Paulo, Praça da Bíblia, Sicredi, Siccob, Vila Borges, Morumbi I, 1º de Maio, UPA Morumbi, Estátua São Francisco, Mané Garricha, Rua Beija-Flor
330 APARECIDINHA – LOTE GRANDE (ALIMENTADOR)
Conjunto C via Rodoviária. Conjunto C é o mesmo que Vila C e o mesmo que Bairro Itaipu C (que querm empurrar goela abaixo recentemente. Sai fora: Viva Vila C). Esta linha sai do TTU e pode ser usada para quem que ficar nos seguintes lugares: Pista de Caminhada da Avenida Paraná, Polícia Civil, IML, Instituto de Identificação Receita Federal, Hospital Municipal, INSS, Rodoviária, Hospital Ministro Costa Cavalcanti, Vila A, Ecomuseu, Unioeste, Vila C. Há uma versão "direto" que não vai à Unioeste.
Esta linha é muito interessante. Sai do TTU e vai para a Vila A tendo como destino o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), Gramadão, o Centro Executivo, está perto da Catedral Diocesana e todo quele comércio da Avenida Sílvio Américo Sasdelli.
(Parêntese: E por falar em Sasdelli, deixe-me lembrar que Sílvio Américo Sasdelli era um segurança da Itaipu Binacional na época da construção. Como segurança, ele e equipe foram informados de que havia uns "aruás" pescando no vertedouro de Itaipu. Ele fez a intervenção, parece que ajudou a resgatar os "sem noção" mas não conseguiu se salvar. Este foi só um devaneio).
Voltemos à linha: se a ida é mais menos reta e direta a volta é bem complexa. Tecnicamente quando ele passa no HMCC já está voltando daí entra em uma lista enorme de nomes de ruas e avenidas e em algumas delas passa duas vezes. A Sílvio Sasdelli separa a Vila A construída pela Itaipu de um monte de bairros criadas pela iniciativa privada iguaçuense que era boa em fazer loteamentos. Destaque Jardim Ipê (são vários), Aporã, KLP, Claúdia, Laranjeiras. Que é usuário sabe o que está fazendo. Caso você seja de outro bairro e desconfiar que está perdido fique calmo, depois de rodar uns bons minutos você chegará na Avenida Paraná na reta final do trajeto embora ainda tenha umas cinco ruas para fazer curvas até chegar no TTU.
Nenhum comentário:
Postar um comentário