quarta-feira, 3 de maio de 2023

Paraguai convoca evento que reúne autoridades e pesquisadores dos Trinta Povos das Missões


A Universidade Católica de Assunção, unidade de San Ignacio Guazu está promovendo o segundo encontro de autoridades e pesquisadores dos municípios que compartilham um passado histórico ligado à colonização jesuíta guarani. São 30 as municipalidades diretamente convidadas: sete no Paraguai, 15 na Argentina e sete no Rio Grande do Sul. Destas, duas no Paraguai, uma no Brasil e quatro na Argentina são Patrimônios Mundiais declarados pela Unesco. Paralelo ao segundo encontro de autoridades acontecerá a 13ª Assembleia dirigida a pesquisadores e interessados.     

Há 12 anos o Paraguai tem realizado uma assembleia que reúne pesquisadores, acadêmicos, empresários e interessados dos 30 municípios argentinos, paraguaios e brasileiros (RS). Recentemente, foi acrescentado à assembleia, uma Reunião de Cúpula (Cumbre) para prefeitos, autoridades e tomadores de decisões dos 30 povos.  Os dois eventos acontecem  paralelamente na sexta-feira (20) e sábado (21) na sede da universidade em San Ignacio Guazu. 

Os 30 Povos das Missões

De acordo com a organização, "a Assembleia dos 30 povos Jesuítas e Guarani, é uma oportunidade de conhecer e aprofundar o conhecimento sobre as raízes histórico-culturais, sonhos coletivos que promova a integração e o diálogo como povos misioneros em uma pátria grande com cosmovisões compartilhadas e com compromissos comuns". O evento tem o apoio do Fundo Nacional da Cultura e das Artes (FONDEC), da Municipalidade de San Ignacio Guazú e dos Jesuítas do Paraguai.

A Programação 



Programa enviado por Carlos Bedoya




Nenhum comentário: