segunda-feira, 10 de junho de 2024

O Bairuzú, o rio Paraná, suas ilhas, a fronteira e a importância da Ilha Acarai

Ilha-Parque Provincial  
Esta ilha não é a Acaraí (Acaray) entre Paraguai e Brasil. Acaraí é brasileira porque  está  à direita do canel de navegação  ou do talweg que faz a fronteira. Pode-se dizer que a Ilha acima é irmã da Ilha Acaraí já que ela tem formação semelhante. A ilha da imagem acima é Argentina. O nome dela é Caraguatay. A ilha inteira é um parque que se chama Parque Provincial Caraguatay, localizada na região de Montecarlo, Misiones e é igual à Ilha  Acaraí, uma ilha de fronteira. Não existe ameaça à Ilha Caraguatay, assim como existe à Ilha Acaraí. O status da Ilha argentina Caraguatay está definido. Não é o caso da Ilha Acaray parte de Foz do Iguaçu e de propriedade federal. O uso dado pela Argentina e a Província de Misiones à ilha Caraguatay visa à preservação da Ilha. No caso da ilha brasileira fronteiriça com o Paraguai não há projetos de preservação. Pelo contrário.  Foz do Iguaçu bem que poderia declarar a ilha como uma unidade de conservação em parceria com o Estado e a União tipo "Parque Municipal Ilha Acaraí.
    
Bairuzu ou "Vairusu" 

A foto acima é de um fenômeno do rio Paraná próximo à Ilha Caraguatay. É uma série de redemoinhos que se juntam ao lado da ilha. O nome do redemoinho é Bairuzú. Navegantes de Montecarlo providenciam transporte para os viajantes que chegam para ver de perto o Bairuzú. Vale lembrar que o Bairizú não se forma todos os dias. E quando se forma, o faz de surpresa. Não é um boa ideia ser pego pelo Bairuzú especialmente aquelas pessoas que navegam em canoas e caiaques - um esporte popular na Argentina. São três redemoinhos grandes. O Baíruzú se forma quando a água dos três se encontram. Confira este vídeo sobre o Bairuzú

Visão Iguaçuense do Rio Paraná

A criança de Foz do Iguaçu aprende, se é que aprende que o Rio Paraná em Foz do Iguaçu mede 19 quilômetros entre a barragem da Usina Hidrelétrica de Itaipu até o enconrtro dos rios Iguaçu e Paraná ou seja até a foz so rio Iguaçu. É como se o rio a partir daí não exista. Como se houvesse uma cerca. Essa amputação da visão do rio Paraná ocorreu com  o fechamento das comportas que criou o Lago de Itaipu. Entre a Usina e Guaíra onde havia as Sete Quedas a rica cultura fluvial deu lugar a uma existência lacustre nesse trecho de 190 km. E entre a barragem e a foz do rio Iguaçu passou a existir esse pedaço ou trecho de rio cada vez mais distante da vida dos cidadãos. 

O Paraguai e a Argentina têm 690 quilômetros de fronyeira no Rio Paraná divididas em três trechos (tramos): da foz do Iguaçu  até Corpus (172 km), de Corpus até Itabaté (278 km) e de Itabaté até a foz do rio Paraguai  (170 km).  

Um rio de Ilhas  

No trecho de 690 km entre a foz do rio Iguaçu e a foz do rio Paraguai, o rio Paraná tem 540 ilhas. Não inclui a Ilha Acaraí. Eis mais um motivo para preservar a ilha iguaçuense entre Brasil e Paraguai, entre Foz do Iguaçu e Hernandarias ou ainda entre o Jardim Jupira e o bairro Country Club e outros. 

Dessas 540 ilhas 256 são paraguaias e 285 são argentinas. A soberania dessas ilhas estão resolvidas pelo "método" (modelo) jurídico conhecido como "adjudicação". Não são propriedades demarcadas. Não são demarcadas por não terem "marcos" (hitos) de fronteira e não possuem marcos até por não serem necessários. É o mesmo que acontece nas Cataratas do Iguaçu onde a fronteira nas Cataratas não possui um arco de pedras. De novo, lembro, não ser necessário e ser impossível. Que marco aguentaria uma cheia do rio Iguaçu no interior da Garganta do Diabo?  

Extra!

Para pensar: Das  541 ilhas fluviais do río Paraná entre a barragem da Itaipu Binacional e a foz do rio Paraguai, só uma é brasilera - a ilha Acaraí / Acaray (Acima). Só isso faz dela um patrimônio. Ou as futuras gerações não saberão como era uma ilha brasileira no rio Paraná em seu estado natural.

Para saber mais: 

A fronteira Argentina-Paraguai: Informação Oficial 

Sobre o projeto para a Ilha Acaray aqui no blog, O ponto de apoio para ver o Bairuzú (Vairusu) é o Club de Pesca de Montecarlo, Avenida El Libertador, Puerto Montecarlo, a 122 km de Puerto Iguazu. O clube está a 3km do centro da cidade via (trilha/estrada). 


 

Nenhum comentário: