terça-feira, 6 de novembro de 2007

Itaipu e Mascarello



Por que eu colocaria uma foto de um ônibus da Viação Itaipu aqui neste espaço? Só por um motivo: este ônibus é novo, quer dizer esta foto foi feita recentemente e o ônibus acaba de chegar em Foz do Iguaçu, diretamente da fábrica. Que fábrica? A Mascarello, do grupo Comil que ocupa . É uma fábrica que fica no Distrito Industrial Albino Nicolau Schmidt na BR 277 em Cascavel, na saída para Foz do Iguaçu. Gosto de ver que a empresa do Dr. Erminio Gatti tenha dado preferência a ônibus fabricados na região oeste do Paraná. Afinal eu conheço gente de toda a região que encontrou trabalho na Mascarello.

Só para ilustrar eu apresento aqui uma idéia da estrutura organizada e planejada para as atividades econômicas e industriais em Cascavel. São uma série de distritos, parques, condomînios industriais dedicados. Confira a listinha:

1) Distrito Industrial de Cascavel, 2) Núcleo de Produção Industrial I, 3) Núcleo de produção Industrial II, 4) Casulos Indstriais, 5) Núcleo de Produção Industrial III Allan Charles Padovani, 6) Distrito Industrial Domiciano Theovaldo Bresolin (Este com 4.015 funcionários), 7) Condomìnio Industrial Albino Nicolau Schmidt, com 10 unidades industriais e 27 indústrias em instalação, 8) a CITVEL – Cidade Industrial e Tecnológica de Cascavel e o 9) Parque Industrial Morumbi com expectativa de 30 indústrias.

A fonte desses dados é a Companhia de Desenvolvimento de Cascavel (Codevel) que deveria ser também uma fonte de inspiração para Foz do Iguaçu. Com isso não quero dizer que Foz do Iguaçu não tenha indústrias funcionando em vários lugares. Conheço muitos. Creio e opino aqui que o que está faltando é estruturar a coisa, ter um plano de vôo. Até hoje não vi nenhum plano a ser seguido em nehuma área econômica de nossa cidade. Assim meu conselho é: ao organizarem missões comerciais para aprender como outros lugares fizeram o dever de casa, meu conselho é: vão primeiro a Cascavel. Depois podem ir a Toledo, Santa Tereza do Oeste e até Capitâo Leônidas Marques onde há pequenas fábricas que são o esteio da cidades. FUI!

Nenhum comentário: