domingo, 30 de março de 2008

Uma feirinha chamada Antiquarium





A Feira Antiquarium me pareceu ter de tudo. O que menos vi foi coisas antigas, assim no estilo mercado das pulgas que xiste em toda grande cidade. Vi livros usados, duas lojas presentes, vi empresa de aluguel de livros, é isso mesmo, conheço pelo menos duas em Foz, vi artesanato variado, vi gente, casais com filho, vendedor chamando a atenção de crianças, vi casais de namorados, vi jóvens e velhos, vi poucos turistas, e vi muita comida: beiju e tapioca, poba, pastel frito na hora, yakisoba, comida chinesa simplificada, vi produtos coloniais quer dizer queijo, doces, conservas, vinho e cachaça feitos no sítio. Encontrei o casal do chá do Espoerte que vi um dia antes na Praça da Bíblia ma região do Morumbi-Foz, não Morumbi-São Paulo.

Achei interessante que a feira a contece na pista principal da Avenida JK e que o trânsito foi desviado para a chamada Terceira Pista da JK, uma pista marginal. Isso demonstra poder. O trânsito foi mudado. Não sei se no ano que vem caso um novo prefeito e uma nova administração mande o prefeito atual e sua equipe descansar em casa - não deixa de ser um descanso merecido - não decida mexer na feirinha, mudar de nome, mudar de pista e quem sabe de rua. Mas no momento me parece que a feirinha está bem.

Se não há turista, creio que deve-se ao fato da estrutura, do modelito, do turismo atual não permitir. Do jeito que o turismo de Foz do Iguaçu está, o turista se lembra de tudo menos que há cidade, com gente querendo vender seus pastéis, seus yakisobas, artesnatos, ver crianças e gente. O turismo de Foz está caindo de cafona por não incentivar a troca de experiências. Tranquilo isso só um elogio!

Observação, se você é um visitante de longe e está se preparando para vir a Foz do Iguaçu, dê uma passadinha na Feira realizada aos domingos. Veja também a minha lista de sugestões do que fazer na Tri-Fron.

2 comentários:

Sahmany - Sandra Mara disse...

ooooi!!!
vc tb é de Foz? Que máximo! Eu tb!
Moro aqui tem 20 anos. Não sou jornalista não. Apenas uma humilde dona de casa e que como vc tb tem um blog. Lógico que o conteúdo não é nada intelectual até pq, não sou.
Se tiver um tempinho vá conhecer minha casa virtual, tá?
Abraço pra vc e ótima semana. Que seja abençoada e bem produtiva.

Foz do Iguaçu disse...

Olá Sahmany, sim sou de Foz. DE vez em quando dou umas voltas pelo mundo até para aprender a valorizar as coisas da Terra das Cataratas. Gostei do seu blog. Você está cuidando bem de sua casa virtual. Abraço, Jackson