domingo, 16 de março de 2008

Exclusão: é preciso incluir o Paraguai

Paraguai! Ó Paraguai! O Paraguai é um grande ausente, grande excluído quando se fala de turismo na Tríplice Fronteira. Infelizmente, para os paraguaios, quando a maioria dos 180 milhões de brasileiros pensam em Paraguai, só conseguem lembrar talvez de Ciudad del Este. Pior, não é sequer de Ciudad del Este inteira. Pensam somente naquela região da cidade chamada de “micro centro”, onde se aglomeram as centenas de lojas dirigidas, pesadamente, para o público brasileiro.

O Paraguai é dividido administrativamente em 17 departamentos e mais o Distrito Capital (DC) que é a cidade de Assunção. Ciudad del Este é a capital do departamento do Alto Paraná. Os departamentos do Paraguai também são conhecidos por número. O Alto Paraná é o X Departamento, habitado por mais de 500 mil pessoas. O que quero dizer é que existe vida no Paraguai além do micro centro “estense” que é a região menos paraguaia de todo o Paraguai.

Na minha lista das 130 coisas que se pode ver na ou a partir da Tri-Fron (Tríplice Fronteira) muitas delas estão no Paraguai – além do micro centro – e outras que se aprofundam, departamento adentro. Além de Ciudad del Este, o Departamento del Alto Paraná tem as seguintes cidades: Juan León Mallorquín, Domingo Martínez de Irala, Hernandarias, Iruña, Itakyry,Juan Emilio O'Leary, Los Cedrales, Iruña, Mbaracayú, Minga Guazú, Minga Porá, Puerto Indio, Ñacunday, Naranjal, Naranjito, Presidente Franco, San Alberto, San Cristóbal, Santa Rosa del Monday, Santa Rita, Yguazú, Santa Fe del Paraná.

Algumas das sugestões na Lista nos levam à Ciudad Presidente Manuel Franco, normalmente chamada só de Franco, onde estão o Salto Monday, o Hito (Marco) das Tres Fronteiras e o Moumento Cientifico Nacional Moisés Bertoni; à Hernandárias - uma das cidades mais velhas das Três fronteiras (antiga Takuru Pucu)e outras só para ficar perto.

A lista recomenda visitar os Saltos Ñacunday, no Parque Nacional Ñacunday, os Indios Aché nas proximidades de Santa Rita, e outras regiões próximas à Tri-Fron. O problema é que esss passeios não são oferecidos por agências de turismo organizadas ainda. Assim, coloco aqui um telefone de um senhor chamado Amarilla que pode lhe levar a esses lugares. (45) 3572 9340 ou 8804 8671, e ainda esta semana eu volto a falar sobre como incluir o interior do Alto Paraná nas atividades turístico-culturais da Tri-Fron.

Nenhum comentário: