terça-feira, 22 de julho de 2008

História de uma Canal de peixes e caiaques







Era uma vez no Paraná, o Lago de Itaipu que banhava vários municípios do extremo Oeste do Paraná. Daí um dia, o Paraná elegeu, Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba para Governador. Da sacolinha de idéias Jaime Lerner tirou uma idéia e disse que a idéia seria feita na Costa Oeste. Onde? Na Costa Oeste do Paraná. O Paraná tem duas costas, uma no Leste também chamada de "litoral" e outra no Oeste chamada de Costa Oeste ou ainda Lago de Itaipu para uns e Reservatório de Itaipu para outros.

Da sacolinha de idéias Jaime tirou mais idéias. Um evento esportivo para tirar a Costa Oeste da inexistência e as comunidades do Lago do marasmo: Jogos Mundiais da Natureza para acontecer entre setembro e outubro de 1997.

Para isso, o governador fez aparecer Bases Náuticas em todos os municípios da Costa Lacustre Oeste. Mas a principal obra seria o Canal da Barragem onde aconteceriam em 1997 as competições de kayak de águas rápidas. A primeira foto acima mostra o lindo trabalho de arte que foi o logotipo dos Jogos. As outras fotos mostram três momentos da construção do Canal da Barragem - entre elas mostra-se a área de tomada de água, e em uma das fotos se vê o futuro canal recebendo gramas verdes, verdes.

O Canal da Barragem não ficou pronto para os jogos em 1997. Nem o governo terminou. O governo se atrapalhou nas obras. Em certa altura, o Exército Brasileiro participou da obra através do Batalhão Ferroviário - um dos poucos lugares do Brasil sem ferrovia que recebeu o batalhão ferroviário. Depois, entraram em cena outros agentes e empresas privadas.

E aconteceu, que só no século seguinte, o Canal foi terminado desta vez pela Itaipu Binacional. E o canal passou a receber o nome de Canal de Piracema. Aquele local que aparece na foto e que serviu de entrada para os trabalhadores e máquinas do canal, hoje está fora de uso, da vista e dos corações. Houve até um estacionamento, parte da estrutura, que custou RS 5 milhões. O estacionamento foi construído onde deveria ser a entrada dos torcedores e esportistas. Hoje, o estacionamento pode ser usado como "prática" para estudantes de arqueologia e que necessitem praticar a arte de escavar. O estacionamento está debaixo de toneladas de sedimentos, plantas etc.

Finalmente, o Canal da Barragem Piracemático hoje já recebe competições de kayaks (caiques), canoas e rafting e está sob a orientação da Itaipu Binacional. Isso só mostra duas coisas: primeira, Deus escreve torto e termina certo; segundo, ninguém nunca sabe onde vai terminar. Mas, tudo terminou bem e todos foram felizes para sempre.

Se você quiser sentir um gostinho do "discurso" dos Jogos Mundiais da Natureza na época em que foi anunciado clique aqui AGORA!

Nenhum comentário: