terça-feira, 22 de julho de 2008

Matreial oficial sobre os JMN da época

Jogos Mundiais da Natureza

Autor: Alfredo Jorge Reimann Filho - GAC

NASCEM OS JOGOS MUNDIAIS DA NATUREZA. BEM-VINDOS.

• tempo: Setembro de 1997.

• espaço: Iguaçu, Costa Oeste do Paraná, Brasil.

Neste cenário, na convergência do Brasil com o Paraguai e a Argentina, despontam duas maravilhas do mundo: as Cataratas do Iguaçu - obra da natureza - e o Lago de Itaipu - obra do homem.

E aqui, com a parceria da Itaipu Binacional, da iniciativa privada e dos municípios da região, o Governo do Paraná está promovendo um grande processo de transformação. Para coroar este processo de desenvolvimento sustentado, está nascendo um evento que vai mamar definitivamente a parceria do homem com o meio ambiente e apresentar ao mundo todas as belezas e potencialidades desta deslumbrante região.

Senhoras e senhores, bem-vindos à Costa Oeste. Os primeiros jogos Mundiais da natureza vão começar.

Esporte Natural. A única regra é o respeito ao meio ambiente.

Na força dos rios, no desenho das trilhas e praias, na liberdade dos eventos. a energia criadora da natureza se manifesta em suas múltiplas riquezas e possibilidades.

Diante dela, o homem responde, aproveitando estas forças ou desafiando-as.

Desse encontro nasce o esporte natural. Mais que uma modalidade esportiva, uma verdadeira lição de equilíbrio, determinação e respeito ao meio ambiente. Esporte natural se pratica em meios naturais, utilizando a energia dinâmica dos mesmos, com a condição principal de preservação da natureza. Seja nos esportes da Água, da Terra ou do Ar, o desafio é sempre o mesmo: ensinar ao homem a necessidade de preservar o mundo que o cerca.

Costa Oeste. Mais espetacular que o cenário só o desafio.

Os jogos Mundiais da Natureza vão acontecer num local universal: a Costa Oeste do Paraná, Brasil. Um cenário de maravilhosos rios, lagos, corredeiras, parques e paisagens, localizado no coração de um dos mais importantes mercados econômicos do mundo: o Mercosul.

São 1.400 Km de orla formada pelo Lago de Itaipu, geograficamente adequados para receber a mais completa estrutura residencial, hoteleira e turística. A Costa Oeste tem todos os potenciais imagináveis para se tornar um grande pólo turístico e o principal alavancador do desenvolvimento desta região do Paraná. Como sede dos Jogos Mundiais da Natureza, a Costa Oeste coloca toda a diversidade dos seus cenários a serviço dos mais espetaculares desafios o esporte natural.

O importante não é vencer. É superar os limites.

Nos Jogos Mundiais da Natureza, a competição e disputa entre atletas deixa de ler importância quando se considera um outro aspecto: a capacidade e a determinação de cada um em superar os seus próprios limites, no confronto do homem-natureza. E é isto que vai dar a este evento o seu caráter de aventura.

Vivendo a Natureza: Os Jogos em movimento

O contato direto com o meio ambiente é a característica principal deste evento. Como não existirão espaços fechados ou cenários estáticos, tanto atletas quanto espectadores irão viver de perto as belezas naturais da região.

Nos rios, montanhas, trilhas e ventos, os melhores esportistas dos cinco continentes, petiscados de forma individual ou através de convite do Comitê Organizador. Com eles, gente de todo o mundo compartilhando os desafios e a natureza.

Nove dias de provas. Um espetáculo do Paraná para o mundo.

Os Jogos Mundiais da Natureza se renovam a cada quatro anos. Sua primeira edição já tem data mamada para o período entre os dias 27 de setembro e 5 de outubro de 1997. A promoção destes primeiros jogos Mundiais da Natureza fica a cargo do Governo do Paraná, através da Secretaria de Turismo do Estado.

Mais do que um evento esportivo de caráter inédito, excelente aceitação e proporções internacionais, os jogos nascem como o principal alavancador da promissora indústria de turismo da Costa Oeste.

Antes do inicio do evento, o homem e a natureza já estão ganhando. Mais de 440 mil habitantes de 16 municípios situados à margem do Lago de Itaipu serão beneficiados diretamente com a criação de oportunidades de trabalho durante todo o ano.

Planeta Ar, Planeta Terra, Planeta Água: Unidos por Esporte.

Os Jogos Mundiais da Natureza serão desenvolvidos através de 13 modalidades esportivas, na água, na terra e no ar.

Esportes da água:

1 Travessia: 6 dias em canoa contra

a correnteza e a favor da natureza.

1 Slalom: 300 m de obstáculos tias

águas bravas,

Rafting: Balsas descendo águas

turbulentas.

Pesca: Águas aplaudindo com alegria a volta dos seus peixes.

Vela: 250 milhas de emoção nas águas do Lago de Itaipu.

Esportes da terra:

Triatlon: Atletas completos programam sua

resistência num triplo

desafio.

1 Escalada: Ida e volta nas paredes

mais ocultas do Iguaçu.

1 Orientação com Amo e Flexa:

Correndo 30 km na direção da

flexa e da perfeição.

1 Ciclismo: 7 dias e 640 km mos-

trando habilidade em Mountain

Bike.

1 Golf: Tacos, bolas e buracos in-

gleses nos campos brasileiros.

Hipismo: 50 km por dia no convívio entre

os homens e os animais.

Esportes do ar:

1 Balonismo: 7 dias de balões levando seu colorido aos céus.

1 Paraquedismo: Heróis voadores pousando nas belas Cataratas.

A CELEPAR E OS JOGOS MUNDIAIS DA NATUREZA

A CELEPAR estará presente nos Jogos Mundiais da Natureza.

Este primeiro artigo visa apresentar a utilização do texto oficial de divulgação, a todos os celeparianos, este grande projeto em que já estamos envolvidos. Fecha a estrutura de informática para a preparação, administração e acompanhamento dos jogos deverá ser suprida pela CELEPAR, quer diretamente, quer através de parcerias.

Muito trabalho teremos pela frente. Todos os celeparianos certamente estarão envolvidos.

Nos próximos números traremos mais informações.

Um comentário:

Anônimo disse...

i easily enjoy your writing taste, very remarkable.
don't quit as well as keep writing as it just nicely to read it,
looking forward to view more of your current content articles, thankx!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Hora no Paraguai incluindo CDE

Hora Mundial: passe o mouse sobre o mapa para escolher região