sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Prainha de Três Lagoas em tempo de seca e muito +



O Lago de Itaipu anda seco por falta de chuva nas cabeceiras do rio Paraná, de seus formadores e por causa da necessidade de gerar eletricidade nessa época de vacas ou seja chuvas magras. Por casualidade, os termômetros denunciam que a natureza anda com vontade de fritar a gente - quer dizer, todos nós. Por isso, nesse final de ano, um dos lugares para onde a população de Foz do Iguaçu, Ciudad del Este, Hernadárias e quem sabe outros municípios argentinos, pode ir para se livrar do calor é à Prainha de Três Lagoas em Foz do Iguaçu ou suas irmãs em outras partes da Costa Oeste do Paraná, a Costa no Lago artificial de Itaipu.

É uma prainha completa não falta nada. Tem vento e brisa. Tem bar. Tem carro com som. Guarda Municipal. Polícia Militar do Paraná, Bombeiros. Gente. Sol e que sol! Tem até placa do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) atestando a "baneabilidade" da Praia do litoral interior do Oeste do Paraná. Água boa para banho - diz a placa. Daí eu pensei, sob que critério a água está boa para banho? Olhei para as crianças pulando, gritando, felizes da vida, na lama da prainha e re-pensei: ótimo para um banho de lama. Pode ser medicinal. Quem sabe? E as algas! Esperemos que chova para que os Oestenses do Paraná não se frustem. É época de prainha.

Nota: esta nota não está criticando ninguém! Foi feita só acompanhar as fotos. Agora se você quiser, você pode tirar as suas conclusões. Espero vocês lá domingo!

NOTA! Confira os comentários de Paulo sobre a situação do Lago de Itaipu na seca apesar das chuvas em Minas Gerais! Veja abaixo onde diz "2 comentários"

2 comentários:

Unknown disse...

Não entendo porque vem acontecendo isto nos ultimos anos, acho que depois que todas as usinas do Rio Paraná e Paranapanema acima(estado de São Paulo), tipo Rosana, Primavera, Sergio Motta, entre outras passaram a funcionar a todo vapor, da a impressão que seguram o maximo de agua e acabam deixando os turistas da costa oeste sem praias.
Isto esta sendo um caos para os comerciantes dos municipios que tambem dependem do turismo, já que o lago ceifou muita fonte de renda para estes comerciantes(restaurantes, mercados, lojas e muito emprego de mão de obra nesta época) pois só ganhou com isto as prefeituras com seus altos royats.
Os municipios tem grana alta para investir, então devem fazer os tals picinões tipo o de São miguel do iguaçu, para resolver este problema.
Ultimamente isto parece sacanagem, já que no Mato grosso, São paulo, e Minas que tem os afluentes que desaguam no Rio Paraná estão transbordando de tanta chuva.
É só querer que da para fazer, Praias como as de Missal(muito tranquila) que vivia cheia de familias na época de férias esta se acabando, tambem dá para citar Itaipulandia, Porto mendes, Santa terezinha, entre outras.

Unknown disse...

Fico triste em ver o caos criado pela baixa do lago de Itaipu, alguem tem que tomar uma providencia, fiquei sabendo que as usinas do estado de são paulo que são abastecidas pelo rio Paraná e seus afluentes(Tiete, Paranapanema, Grande) estão, com niveis bem aciam da de Itaipú.
Noto que isto vem acontecendo nos ultimos anos, então se chove lá pra cima, porque não liberar agua para a ultima usina em solo brasileiro????
Pagamos o pato por sermos os ultimos.
As cidades que recebem os Royts altissimos para investir inclisive no laser, devem tomar providências, quanto ao alongamento da areia lago a dentro ou tambem, piscinões tipo o de são miguel e tambem a utilização de diques, só assim resolvem este problema, voltando a trazer o verdadeiro turismo da região.
Muitos comerciantes que geram empregos nestas cidades, atraves de lojas, supermercados, restaurantes, lojas de conveniencias, estão fechando as portas, já que os turistas estão cada vez mais sumindo das tão acolhedouras prainhas da costa oeste, alias o governo tem que intervir tambem, Já que foi o proprio estado que lançou a tal da Costa Oeste, que no verão vira um lago de lamas com o minimo de agua, sem contar que nem embarcações dá para colocar na agua já que as rampas e ancoradouros ficam longe da agua, alias uma sugestão: porque as prefeituras não aproveitam nestas secas e alongam esta rampas(pier) e tambem não abastecem de areia mais pra frente? é uma questão de boa vonmtade, pois recursos tem, é os Usidolares que entram todos os meses nos caixas das municipalidades.
SOCORRO PARA AS NOSSA PRAIAS DA COSTA OESTE!!!!!!!!!!
ALGUEM TEM QUE FAZER ALGUMA COISA.
obs, NO INVERNO NIGUEM FAZ TURISMO NESTA REGIÃO.