quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Foz do Iguaçu pra iguaçuense ver: passeio das comunidades

O Blog de Foz apresenta quatro roteiros ou passeios, excursões educativas, para iguaçuenses. É uma espécie de "conheça e valorize a sua cidade". Todos esses passeios, city tours ou 'excursões da cidade' tem uma versão turística. Mas, são uma resposta àquele famoso "prá gringo ver". Este é 'Iguaçu pra iguaçuense ver' daí se o gringo vier vai junto. Nada de armação. Veja abaixo os detalhes. E aguarde o chamado para explorar o mundo de Foz do Iguaçu. Já está tudo listado para o Mundo da Tri-Fron.

Passeio das Comunidades

Ou 'City Tour das Comunidades' é uma excursão ou passeio para que os moradores de Foz do Iguaçu possam ter contato e conhecer as diferentes comunidades que vivem em Foz do Iguaçu especialmente em seu aspecto religioso, espiritual, filosófico ou de 'paradigmas diferentes' que ampliam as visões anteriores. É um tour que parte do Centro da Cidade e começa a visita dos lugares de adoração da comunidade a partir da Catedral São João Batista. 

Conhece-se a Catedral, a história, ambientes internos. segue para a região do Porto Meira, visita o Marco das Três Fronteiras, a capela do Parque Remador, e outros aspectos religiosos do Porto Meira (Outras igrejas e templos católicos, testemunha de Jeová,etc). Passa-de pela Vila Yolanda e segue para ver o que o CEAEC está construindo. O CEAEC não é religião (CEAEC II) - é o que quis dizer acima, com "outros paradigmas". 

Segue-se pela área rural até a região do Morumbi onde estão a Estátua do São Francisco, a Paróquia do mesmo nome. Oportunidade de ver o que a Paróquia faz, suas atividades e o que ela gostaria de passar para os iguaçuenses. Volta-se por dentro do bairro, conhecemos o Centro de Convivência Escola Bairro Professor Dacir Zanatta, passamos pela Vila Borges de história interessante. Estamos nos dirigindo à Mesquita Omar Ibn Al-Khattab para uma visita onde seremos atendidos por pessoas da comunidade. Continuamos, em direção ao Templo Budista (ORBI) no Jardim Califórnia passando por outras comunidades no caminho. Contatos com pessoas do bairro. Em todo o local veremos outros templos e igrejas que servem a comunidade de Foz do Iguaçu. Começamos a retornar ao centro antes parando para ver como estão as obras da nova Catedral de Foz do Iguaçu. O propósito do passeio é promover contatos entre todas as comunidades ou - como dizem etnias de Foz do Iguaçu.

Passeio Interbairros

Em postagens anteriores, parte da Lista do que fazer na Tri-Fron, apresento a Linha Interbairros como o CITY TOUR mais barato de Foz do Iguaçu. É uma linha que viaja do Porto Meira, região do Marco das Três fronteiras, passa pela Barreira da Itaipú Binacional e vai até a Vila "C", pasando pelo Refúgio Biológico de Itaipu. No caminho atravessa a Vila Yolanda, Jardim São Paulo, Portal da Foz, Três Bandeiras, Vila Aurora e outros. Nosso passeio refaz a rota e detecta as oportunidades de obter conhecimento, fazer amigos e aventuras em casa.

Linha Universitária

Este passeio segue o traçado ou roteiro da linha Universitária de Foz do Iguaçu. A proposta é interessante porém detalhes tem que ser preservados. Por quê? Não é medo de que alguém copie mas é que tem umas interações que acontecem ao acaso. A linha Universitária tem como tema as escolas, colégios, faculdades e universidades e campi da cidade. O roteiro inclui visitas às universidades, faculdades e interação com o público estudante, profesores, se assim for organizado e com o outro.

Viajando em Foz

Esta excursão inclui um pouco de todas mas se especializa no aspecto "aventura" da coisa. O propósito é que os participantes descubram como a cidade é grande, dinâmica, pujante, expansiva e como esconde tantas particularidaes. O participante do passeio será um "bairronauta" ou navegador dos bairros. Esta excursão tem também um caráter mais 'happy hour' se pára para lanches, drink e contribuir para a economia local. Se está introduzindo aqui o "turismo nos bairros".

Há também uma versão do Passeio das Comunidades que visitam também Puerto Iguazu e Ciudad del Este. Estes passeios educativos acontecerão a partir de fevereiro. Se você já quer se pré-inscrever mande um e-mail.  limajac@gmail.com

Nenhum comentário: