terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Região 01: Região de Três Lagoas - Foz do Iguaçu: pobreza, abandono e cadeias



A imagem de Três Lagoas está associada ao seu famoso "cadeião" e famosas rebeliões. Foto de Aurea Cunha publicada na Gazeta do Povo e que viajou Brasil afora.

Das 12 regiões (administrativas) de Foz do Iguaçu, a Região de Três Lagoas (R 01)é a que tem o maior número de bairros: 38. Não é a mais populosa. Essa honraria vai para Região do São Francisco. Para mim, a "Grande Três Lagoas" é uma região muito interessante. Tanto tem sido discriminada, como privilegiada. O lado discriminado tem sido amplamente conhecido - estereotipado. O lado privilegiado, nem tanto. Isso é normal. Os mais antigos se lembram da fama de Três Lagoas como a "Zona do Baixo Meretrício". Reportagens da época no jornal Nosso Tempo (1980s) mostram a seriedade do problema. A grande quantidade de estabelecimentos do setor, a má fama, o constrangimento dos moradores em dizer, no centro, que moravam em Três Lagoas.

Porém é a região das coisas náuticas:ICLI (Iate Clube Lago de Itaipu), Oeste Paraná Club, a(até aqui fiasquenta)Base Nàutica, a sede do Barco Kattamaram, até recentemente, a sede da Weekend-Fly e esportes aéreos e aéreo-aquáticos do tipo parapente puxado por lancha. (Não mais) É uma região de chácaras de lazer. É uma região que ainda tem muito de rural.

É uma região abandonada, com alto índice de desemprego, sub-emprego (bicos, laranjice) e nos últimos anos tem se tornado uma espécie de Região Penal de Foz do Iguaçu, de novo, uma espécie híbrida de purgatório com inferno para muitos. A pioneira foi a "Cadeia de Três Lagoas" - também chamada Lauremir Neves, - verdadeiro horror e paraíso da superlotação, descaso e rebeliões. Depois, ao passo que o Governo pegou gosto, veio a Penitenciária Estadual, moderna, privatizada, neo-liberal, no tocante à disciplina, rígida. Cercas, arames de aço, câmaras. Ultimamente, foi ianugurado o Presídio de Três Lagoas - que desafoga a população da Lauremir "Purgatório" Neves. Mas, já há planos, para a Penitenciária Feminina e quem sabe, alguma outra forma de estabelecimento de reclusão.

Três Lagoas em si, a original, é um loteamento. Atravessado pela Avenida Ricieri Maran e que forma hoje o centro da região com Casas Lotéricas, Semáforos, Salões de Beleza, lanchonetes, clínicas de odontologia, padarias, lojas locais e de fora e tudo mais. Com um pouquinho mais de população, Três Lagoas poderia ser a Santa Terezinha II e pedir "autonomia" de Foz e ser um município.

Três Lagoas é mais que isso. É um centro de apoio a logística na área dos transportes de cargas, passageiros e serviços em geral. Basta ver o tamanho do Posto Gasparin. A região é sede para transportadoras, empresas de ônibus, revendedoras de peças, mecânica diesel e pesada - um mundo à parte!

Veja também:
Bairros da Região de Três Lagoas
Nomes de ruas interessante ou "ruas temáticas" de Três Lagoas

Um comentário:

Nilso Rafain disse...

Olá Mano Jackson!
O nosso blog www.PROJETOAGUASGRANDES.blogspot.com está entre um dos seus seguidores. Eu pessoalmente gosto muito das tuas abordagens.

Entendo que seria bom sobre Três Lagoas informar sobre a origem do nome. E investigar, ou fotografar onde estão as três lagoas, se é que ainda existem.

Outra coisa que entendo que seria interessante, lembrar que o Bairro Três Lagoas nas proximidades do Viaduto das Três Lagoas na região do "Cadeião" é a nascente do Rio Tamanduazinho e os cuidados devidos na questão do uso do solo nessas imediações. Abraços com muita Paz.