segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Aeroporto Foz do Iguaçu / Cataratas, por quê?



O charmoso Aeroporto de Foz do Iguaçu / Cataratas no meio do verde da Terra das Cataratas. FotoWiki Aeroporto construido com projeção de aguentar o tranco até 2004. A foto de cima mostra o Aerporto Internacional Guarani. Veja mais fotos dele AQUI!

Não me lembro das datas. Mas, lá em algum momento dos anos 90, mas para a primeira metade do que para a segunda, fui com uma comissão do turismo de Foz do Iguaçu visitar o Aeroporto de Ciudad del Este - que na época ainda não havia sido inaugurado. Andando por lá, vendo as coisas, ouvindo, vi que o o nome oficial do Aeroporto de Ciudad del Este que, na verdade, fica em Mingá Guazú, seria Aeropuerto Internacional de las Cataratas ou Aeropuerto Internacional Cataratas. Comentei ligeiramente com o trade que isso era muito interessante. O quê? Que os paraguaios dessem tanto valor as Cataratas do Iguaçu. A voltar para Foz do Iguaçu escrevi meu material e ninguém falou mais disso.

Na equipe que visitou o novo aeroporto estava o gerente da Infraero em Foz do Iguaçu, Wanderlei ou Vanderlei Soldatelli. Ele silenciosamente não tinha gostado desse negócio de Aeropuerto Cataratas. Vanderlei imediatamente juntou cópias de minha matéria e enviou para Brasília, acionando o mais alto comando aeronáutico civil do Brasil. A partir daí Foz do Iguaçu, ou seja, a Infraero Foz do Iguaçu entrou na batalha formal para impedir que o Paraguai usasse a palavra Cataratas em relação ao novo Aeroporto. Logo, veio a resposta e o Brasil conseguiu segurar o nome. Até então o nome oficial do aeroporto de Foz era Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. Depois da batalha silenciosa, acrescentou-se uma "barra" ( / ) e a palavra Cataratas. Ficou assim: Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu / Cataratas.

Quando o Paraguai foi registrar, descobriu que não podia mais usar a palavra Cataratas em relação a aeroportos. Por isso, o Paraguai, colocando a cabeça para pensar, escolheu o nome Aeropuerto Internacional Guarani. Muita gente em Foz do Iguaçu nem notou a mudança. Nem eu. Mas um dia, Vanderlei me chamou ao seu escritório e me contou a história. Foi quando ele recebeu a informação de que seria transferido para o Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Hora no Paraguai incluindo CDE

Hora Mundial: passe o mouse sobre o mapa para escolher região