domingo, 29 de março de 2009

Onça pintada é atropelada no Parque Nacional do Iguaçu (Parte I)


(Esta postagem é parte de um material de várias partes. A parte I se limita a transcrever o material do ótimo site H2Foz noticias e Turismo de Foz do Iguaçu)



Uma onça-pintada foi atropelada na BR 469, via de acesso às Cataratas do Iguaçu, no interior do Parque Nacional do Iguaçu. O animal é símbolo da unidade de conservação e está ameaçado de extinção. O atropelador não foi identificado.

O animal foi encontrado na manhã deste sábado, 28, por funcionários da concessionária Cataratas do Iguaçu, no quilometro 27 da rodovia. Eles avisaram os técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão gestor da unidade.

Devido ao atropelamento, o Instituto proibiu, por tempo indeterminado, a entrada dos veículos de turismo no interior da unidade pelo portão de serviços até que se encontre o responsável pelo atropelamento do animal. A entrada dos turistas está concentrada pelo Centro de Visitantes. O órgão irá convocar os condutores que entraram no local pela madrugada para esclarecimentos sobre o ocorrido.

Eles calcularam que o atropelamento na madrugada, por um veículo em alta velocidade. Nesse horário somente os veículo autorizados pelo ICMBio transitam no local.

A onça-pintada foi levada pelos os técnicos do instituto até a base de pesquisa do Poço-Preto, onde foram retiradas amostras de pêlos e peles para análise laboratorial, fotografada e feita a telemetria para observar o tamanho e peso. O animal era um macho adulto saudável, com cerca de 70 quilos e quase dois metros de largura, incluindo a cauda.

(Portal H2FOZ)

Nenhum comentário: