domingo, 26 de abril de 2009

O Santuário do Parque Remador:



Cheguei ao Santuário do Parque Remador, na Avenida Morenita, já no final da tarde. Hoje é domingo, dia 26. Dia em que a comunidade que construiu e mantêm o Santuário se reúne para rezar o terço. Mas no dia 26 de outubro, a atividade é especial. Foi nesse dia que em 1993 ( se não me equivoco) uma menina de aproximadamente 13 anos voltava da escola e atravessava o "banhado" que havia no local e que hoje é ocupado pela lagoa do Parque Remador. De repente apareceu uma senhora que conversou com a menina e pediu que ela voltasse no dia seguinte. A menina chegou em casa e relatou o que viu aos familiares. Segundo o Sr. Benedito, que me recebeu no Santuário e me comentou sobre este acontecimento, a família ficou preocupada. No dia seguinte, os pais acompanharam a menina até o local do encontro. A senhora estava lá. A menina voltou a conversar com a senhora mas os familiares não conseguiam ver. A senhora se identificou como Santa Luzia.

Hoje o Santuário, chamado apenas de Gruta do Nascimento do Menino Jesus, é frequentado por pessoas da comunidade que se considera católica "conservadora" no sentido de acreditar nas instruções dadas pelas aparições de Santa Luzia e de Nossa Senhora mesmo quando a Igreja oficial não aceita. Toda pessoa que deseje participar nas atividades organizadas são bem-vindas.

Mesmo antes de ter contato com a comunidade, o Blog de Foz já recomenda a visita ao Santuário como uma das 133 Coisas a Fazer nas Três Fronteiras (TRI-Fron). Segundo o senhor Benedito, todo final de tarde há reza de terço, Ave Maria, Pai Nosso entre outras atividades cristãs.

Nenhum comentário: