segunda-feira, 27 de abril de 2009

O Triste fim do Porto Fluvial General Meira


Até 1985, todo o trânsito e o tráfego entre Brasil e Argentina, acontecia pelo Porto Meira que fica, se você olhar para a foto, seguindo a estrada, continuação da Avenida General Meira, onde está a placa azul que diz: PORTO RIO IGUAÇU - EXTRAÇÃO DE AREIA.

O Porto de grande valor histórico para os dois países e principalmente para a "cultura do rio" local terminou assim, chamado "Porto Rio Iguaçu - Extração de Areia". O nome original, "Porto Meira" sumiu. O Porto que pertenceu à comunidade também sumiu. E por isso não tenho medo de dizer que 90% ou mais dos "iguaçuenses" nunca foram, nunca viram nem conhecem o Porto Meira.

Foz do Iguaçu! Foz do Iguaçu! Cidade que paga aluguel. Foz do Iguaçu não é dona de nada. A Itaipu - claro, não é dela. O Parque Nacional, não é dela! As Terras do Marco das Três Fronteiras não são dela. Só agora, um pedacinho da Terra do Marco é dela. É aquele que foi concessionado para a construção da Torre Giratória - e assim mesmo já deu rolo! De quem é o Porto Meira tão importante na história de Foz [representando o Brasil] com a Argentina? E o antigo Porto Oficial tão importante na história de Foz [representando o Brasil] com o Paraguai? Desde quando o Porto Meira é chamado de Porto do Rio Iguaçu? Ó como torcem a lingua!

Nenhum comentário: