domingo, 31 de maio de 2009

A agricultura de Foz do Iguaçu: existe?



Foto: Cooperativa Lar, Posto de recebimento de grãos na BR 277. By 'bairronauta'

Sabe aquela história de cidade atípica? Foz do Iguaçu realmente é não-típica. Veja alguns números que retirei do Perfil do Município segundo o Ipardes – Instituto Paranaense do Desenvolvimento Econômico e Social, que por sua vez se baseia em estatísticas e sensos do IBGE. À primeira vista Foz do Iguaçu não tem agricultura. Somos levados a pensar isso devido ao grau de urbanização da cidade.

Foz do Iguaçu é uma cidade urbana e cada quilômetro quadrado seu abriga 523,08 habitantes. É o que se chama de densidade habitacional. Tem mais. O grau de urbanização do município é de 99.22 %. Quase 100% do município urbanizado. Mas é ai que entra a grande novidade ou, se preferir, atipicidade de Foz do Iguaçu.

No pouco que escapa da urbanização, Foz do Iguaçu produziu 44.000 toneladas de milho; 28.900 toneladas de soja e 12.600 toneladas de mandioca. E ainda tem mais. O município tem 5.134 cabeças de gado; 500 cabeças de eqüinos, 1.948 suínos e 780 ovinos. A cidade não poderia deixar de ter ainda uma população de galinhas ou aves. São 21.300 exemplares de galinhas. Os números do Ipardes correspondem a 2007. Contudo estatisticamente não pode ter mudado muito.

Vejo a cidade de Foz do Iguaçu com muito carinho por causa de suas inúmeras possibilidades de vida. Serviços incluindo hotelaria, turismo, exportação e derivados, atendimento a setores como o de pára-brisas e tacógrafos, artesanato, indústria (pequena mas audaciosa), comércio, educação, saúde e ainda soja, mandioca, alinha, leite, mel e muito mais. Por isso a existência do Posto de Recebimento da Cooperativa Lar, balanças e outros equipamentos agrícolas. Parabéns aos trabalhadores e empresários rurais de Foz! Então a resposta àquela pergunta (de que veve Foz?) é: de agricultura também!

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá bonita este blogue parece muito organizado.........bom estilo:)
Muito agradável Continua assim !!