quarta-feira, 24 de junho de 2009

Atenção Vacas podem atravessar a Pista


Estou publicando esta foto por um simples motivo: a achei muito interessante. Ela tem mais de um ano. Foi tirada em um dia em que andei do Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu até a altura do Hotel Bourbon. A partir daí encontrei um amigo que me forçou a embarcar em seu carro. O espírito que me anima aqui não é criticar a falta de manutenção, o mato ou a existência de vaca. Para mim está bom. A vaquinha é parte de nosso folclore, a região foi colonizada por famílias que tinham vaquinhas no quintal. É parte da história.

Tampouco estou detonando o mato que cresce ali. Seria pior se a terra estivese pelada. Claro que seria melhor se um houvesse um tapete de flores ao longo da pista. Que pista? Essa é a BR 469, a menor BR do Brasil.

Não deveria se tão difícil ter um projeto de embelezamento da pobrezinha. Sou a favor do embelazamento dela. Eu pessoalmente sou contra a duplicação, triplicação ou sextliplicação. Quanto mais s duplica, mais os loucos voarão e gente vai continuar morrendo. Não sei por que correr tanto na BR mais curta do Brasil. Ela não vai pra lugar nenhum mesmo. Claro que vai às Cataratas - e por que a pressa? Quem vai às Cataratas, vai à lazer! Os outros usuários podem sair mais cedo de casa.

Eu gostaria de ver ao longo da Rodovia das Cataratas, muitas flores. Uma ciclovia que permitisse aos iguaçuenses andarem de bicicleta. Uma pista para caminhada de modo que os iguaçuenses pudessem ir às Cataratas, à pé e que as crianças pudessem caminhar para combater - a obesidade ansiosa sedentária e a LER do vídeo game; que os namorados pudessem esticar as pernas e apertar as mãos do seu amor em vez de apertar o acelerador. Seria bom!

Hoje é dia de São João, Dia do Padroeiro de Foz do Iguaçu. Interessante! São João é o padroeiro de Foz do Iguaçu, mas a padroeira da Diocese de Foz do Iguaçu é Nossa Senhora de Guadalupe. Bem, hoje é feriado municipal. Relaxe, por que a pressa?

P.S.: Em espanhol padoreiro é "patrono". Padroeira é "matrona". Por que em português se diz "padroeira" e não "madroeira"? É machismo?!

Nenhum comentário: