sexta-feira, 5 de junho de 2009

Bairronauta na região do Pólo Centro ( I):




Fotos de 'bairronauta': placas de ruas na região navegada pelo Projeto Bairronauta.

Na esquina da Avenida Paraná com a Avenida Costa e Silva está o Cataratas JL Shopping – um cartão postal do bairro, dizem os moradores. Mas que bairro? Estamos falando do bairro Pólo Centro. Mas não do Pólo Centro completo. Estou interessado neste momento, naquele pedaço desse bairro iguaçuense que fica entre a Rua Damião F. do Nascimento, aquela que fica na parte de trás do shopping até a Manoel Rodrigues Filho.

Esta é uma parte relativamente antiga de Foz do Iguaçu. Aquela ruazinha que margeia a Avenida Paraná entre o Shopping e o Detran se chama Padre Bernardo Plates. Quem trafega nessa rua marginal entre o shopping e o Detran ou o Restaurante Tirol, vai ver que há muitas pequenas ruas que entram à direita. A primeira é a Damião F. do Nascimento que lhe permite contornar o shopping e sair na Avenida Costa e Silva na altura do Posto de Gasolina.

Predominam nessa área antiga de Foz, ruelas sem saída. É o caso da Alameda Izidro de Souza e a Alameda Carira – alguém sabe o que é Carira? Voltando à Damião F. do Nascimento, aquela ao lado do shopping, há uma travessa interessante. Se chama Tavessa Jorge Amado. É uma ruazinha estreita que vai desembocar na Rua Catarina N. Singh ( Na placa está Catarina N. Sing).

Depois da Catarina Singh vem a Rua Faustino de Oliveira – onde conversei com vários moradores e crianças. Mais à frente e ainda à direita está a Rua José Vicente Ferreira. Essa rua vai se ligar com a Avenida Costa e Silva e foge a regra das ruas pequenas e sem saída. Logo na entrada dela se vê o Mercado Santos, no lado direito. Um pouco à frente e à esquerda está a Vision Art – uma importante produtora de vídeos da cidade. A Vision Art está na esquina de uma rua ainda pequena que se chama Rejane Maria Dal Bó que vai sair na Rua Manoel Rodrigues Filho, até aqui chegaremos hoje nesse passeio. Lá na placa aparece como Rejani Maria Dal Bó. Mas antes encerrar, acrescento que quando cheguei em Foz do Iguaçu em 1977,dormi minha primeira noite na cidade na Rua Damião F. do Nascimento. Era uma casa de madeira com sótão. Algumas ruas adiante eu contei a uns moradores antigos que eu tenho a rua em alto estima por isso. "A casa era de um paraguaio chamado Britez que tinha uma sapataria na Avenida República Argentina", contei. Aí, as portas se abriram. "Você conheceu o Britez? Como? De onde você veio? Choveram perguntas. Eu expliquei. Disse que não sei mais notícias dele. "Ele está muito bem em Florianópolis", contaram. E a casa? Cadê a casa? Os senhores apontaram na direção onde um dia houve a casa em que eu passei minha primeira noite em Foz. A segunda, foi no Hotel das Cataratas - já como funcionário.

Parte II já vem!

Nenhum comentário: