terça-feira, 2 de junho de 2009

Mini pesquisas do Blog de Foz: a cidade, 2023, o Tratado de Itaipu



Inaugurei uma área de enquetes aqui no Blog de Foz. Uma delas encerrou ontem. Cinco pessoas participaram. Isso é um bom número em blogs especialmente porque, por erro, ela só ficou no ar por cinco dias. Essa enquete quis saber qual é o problema mais urgente de Foz do Iguaçu e as possibilidades de escolha eram: 1) segurança, 2) falta de empregos, 3) falta de planejamento e 4) informação controlada.

O resultado foi: segurança ganhou como a preocupação mais urgente de quem respondeu. Das cinco pessoas que participaram, 3 ou 60% escolheu segurança. Uma pessoa ou 20% escolheu a falta de emprego e mais 20% quer dizer uma pessoa escolheu a falta de planejamento. O item quatro, informação controlada não recebeu voto nenhum.

Enquetes continuam

Há mais duas enquetes no Blog. Uma quer saber o que os igaçuenses pensam de sua cidade. Por exemplo: é feia? Pouco cuidada? Abandonada? A nova enquete trata de um assunto que não é discutido ainda. É sobre o que acontecerá em 2023? Nesse ano, o Tratado de Itaipu deixará de valer. Quer dizer acaba a vigência dele. Minha procupação é o que vai acontecer então? Itaipu continuará sendo Binacional? Se criará uma nova entidade ou empresa binacional? Será totalmente brasileira? Será totalmente paraguaia? Se criará uma empresa argentino-brasileiro-paraguaia? Será privatizada? Será vendida para empresa ou grupo global?

Há muita coisa em jogo. Muitos municípios recebem royalties e esses royalties são importantes na contabilidade desses municípios. Sem essa verba, o que acontecerá com esses municípios? Isso trará uma crise? É uma crise anunciada? Será uma crise agendada, com ano, mês data para começar? A enquete está na coluna do lado aqui no Blog. Vote e ajude a lançar esse debate. Creio que o assunto é interessante também para os paraguaios. É muito mais interessante que a discussão atual de Mudança do Tratado. A enquete quer dar uma idéia do grau de preocupação da comunidade binacional ligada ao Lago de Itaipu. A pergunta é: este assunto lhe preocupa:

1)Muito
2)Um pouco
3)Mais ou menos
4)Nada

Nenhum comentário: