domingo, 19 de julho de 2009

PF testa VANT nas Três Fronteiras! Não se assuste!





A grande noticia já saiu nos jornais, TV, panfletos e já ecoou além das fronteiras. Eu só estou me metendo nesse assunto porque eu li em vários meios e fui levado a enteder que VANT é uma marca. Não é. VANT signfica Veículo Aéreo Não Tripulado. Prefiro o nome em inglês Unmanned Aereal Vehicle ou UAV. O verbo "tripular" em inglês é "to man". O que me parece mais humano visto que "man" significa homem. A preocupação de quem bolou os veículos "unmanned" - ou não tripulados era o de proteger a vida dos pilotos ou, ainda em outras palavras "homens" (ou mulheres, que já estão voando por aí).

O que é de deixar a todos de bocas abertas é o fato de que há uma verdadeira corrida na área dessas aeronaves. Em 2008 saiu em publicações especializadas que Brasil e Africa do Sul estavam planejando a construção de VANTs (tipo Denel Bateleur MALE)* em conjunto. Esses veículos são de todos os tamanhos. Há aqueles utilizados por forças de todos os países guerreiros como EUA, Israel e não tão guerreiros como o Canadá e agora começa o Brasil com a Polícia Federal no combate ao contrabando aqui nas Três Fronteiras (É importante ão assustar aos vizinhos especialmente à população).

Há de todos os tamanhos. A primeira foto mostra um VANT das indústrias Denel da Africa do Sul com as características do israelense, possivelmente um Heron que está sendo testado aqui; a segunda mostra um VANT portátil sendo lançado por um soldado também israelense. A terceira foto mostra um UAV do estilo pesadão mais na linha do que a PF está testando. Clicando aqui você vai assistir um video que mostra a Feira Internacional (2007) da Associação Internacional dessa área. Veja este outro "comercial" dos VANTs da IAI (Industrias Aeroespaciais de Israel.

A palavra MALE que aparece com um asterisco é a sigla de "medium-altitude long-endurance" que quer dizer que voa a altitude mediana com grande capacidade de ficar no ar por muito tempo - geralmente entre 20 e 24 horas. Parece ser o caso do VANT da PF aqui na Fronteira.

Na prática qualquer aeromodelo é um veículo aéreo não-tripulado. E o uso desse veículo nem sempre é militar ou policial. A indústria já providenciou usos civis para sua máquinas. POr US$ 10 mil a empresa CropCam já vende UAVs / VANTs portáteis para serem utilizados por agricultores para gerenciamento de suas propriedades. Claro que isso não inclui os laptop, softwares e outros periféricos para fazer funcionar a coisa. O congresso 2009 do mundo dos VANTs será o mês que vem em Washignton, EUA.

Nenhum comentário: