sábado, 15 de agosto de 2009

Aqui termina a BR 277 ou o Brasil começa aqui


Foto 'bairronauta'

Aqui é o Km 730 da BR 277. A BR 277 termina aqui. Um pouco mais, e você já estará na área de controle migratório-aduaneiro - área federal, zona primária. E põe federal nisso. É possível que da placa até a cabeceira da Ponte Internacinal da Amizade tenha mais um quilômetro. O povo que vive, se diverte, sofre, se desencanta e que marca a presença da proposta brasiliera de vida nesta fronteira, o iguaçuense, não gosta de dizer ou ouvir dizer que Foz do Iguaçu é "fim de linha", "fim de BR" ou "fim do Brasil". Os iguaçuenses preferem pensar que aqui é o início do Brasil; aqui começa o Paraná e eles estão certos.

Porém no que se refere à BR 277, bairrismo à parte, a BR começa em Paranaguá e vem até Foz do Iguaçu. A contagem da quilometragemn começa em Paranaguá e termina aqui. E ponto final. Se você vai dirigir de Foz do Iguaçu até Curitiba, a contagem é regressiva. Você vai começar do quilômetro 730 para chegar ao Km 0 em Paranaguá. Não há como inverter a contagem e começar de um quilômetro zero em Foz do Iguaçu e chegar no Km 730 em Paranaguá.

Um pouco mais e você estará no Paraguai. Lá é outra história. Nova estrada, a Ruta Nacional 7, que não deixa de ser a continuação da BR 277 entre Paranaguá e Assunção.

Esta nota foi publicada no meu Viver a Br 277 que tem como meta pedir aos motoristas e viajantes que viagem devagar, curtam o que há no caminho. O prjeto está parado. Mas logo deverei reiniciá-lo.

Um comentário:

Marcelo Belançon disse...

Jackson, o fato da BR-277 "iniciar" em Paranaguá é meramente burocratico. Todas as rodovias federais, brasileiras, no sentido leste-oeste tem seus kilometros iniciais no leste. Assim como as rodovias no sentido norte-sul são iniciadas no norte. Porém, se observamos que tudo o que produzimos para exportação escoa via BR-277 para o porto, Foz do Iguaçu é o início. O Porto é o final do caminho.

Parabéns pelo trabalho.