sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O ÚNICO está chegando. Cartão pré-pago eletrônico de passagem de ônibus


Foto 'bairronauta' abordo do ônibus TTU - Parque Nacional do Iguaçu

Tem novidade no ar para os passageiros do Transporte Urbano de Foz do Iguaçu. Vem aí o ÚNICO um cartão-transporte carregável e recarregável. Vai ser um misto de cartão de crédito com cartão pré-pago para telefone celular. Vai parecer com cartão de crédito porque os ônibus vão ser equipados com uma máquina leitora de cartões. Você embarca no ônibus, se dirige à catraca, passa o cartão na máquina, passa roleta e pronto. Vai lembrar o pré-pago do celular porque entrará a questão de créditos. Este negócio de créditos pré-pagos parece ser o grande modelo. Na África do Sul existe cartão pré-pago para água.

Escutei cobradores de ônibus de várias empresas de Foz do Iguaçu falar sobre a novidade. Disseram (as empresas) aos cobradores que entre outras coisas eles vão poder vender crédito e carregar cartões dos passageiros-clientes. Onde os cartões vão ser vendidos? Não sei. Essa é só a primeira postagem sobre o assunto. Já se pode ver cartazes anunciando o Único nos ônibus que fazem as principais linhas da Terra das Cataratas. O que me chamou a atenção é um fator interessante. Vai haver seis espécies de cartões. São eles: 1) Cidadão 2) Estudante 3) Turista 4) Isento, 5 ) Vale Transporte e 6) Sênior. Podem não estar necessariamente nessa ordem. Algumas perguntas passaram pela minha cabeça: Por que seis tipos de cartões? Haverá diferença de preço? Como funcionará o cartão para estudante? E o do turista? E vale Transporte? O Sênior e o Isento são grátis? Substituirão as carterinhas fornecidas pelo FOZTRANS? Como e onde serão vendidos?

O material de divulgação apresenta como uma das vantagens o fato de que todos os passageiros passarão pela catraca! Também de que não será necessário carregar dinheiro. Outra vantagem: caso o cartão seja roubado ou perdido você pode pedir que seja bloqueado ou invalidado. O sistema já está presente em outras cidades brasileiras. Em São Paulo já funciona há tempo e há maneiras de comprar ou carregar créditos no cartão até pela internet. E aí: Isso vai ser bom? Vai dar briga? Tem potencial de encrenca? Eu acho que sim, caso contrário a campanha de aviso sobre o novo método não seria tão silenciosa. E mais, se todos vão passar a catraca como ficam os idosos, os deficientes físicos, as grávidas?

4 comentários:

Orkut disse...

Muito bom esse projeto que ta sendo instalado aqui em foz. vai ajudar mto assim como na seguranca vai ser mais rapido tbm essas sao as vantagens que eu vejo que vai ser mto bom para foz e regiao.
abraços

eduardo batista nogueira

Anônimo disse...

queria saberquem invetou de novo essa porcaria de cartão nos onibos pela 3 ves,onde foram parar os tubos que tentaram empurrar guela abaixo nos usuarios na mesma gestão paulo macdonald e daijó que custaram milhoes ao cofres publicos de foz,só enrriqueceram ao custo do povão e agora mais uma ves tentam empurrar de novo guela abaixo o mesmo serviço que nunca da certo aqui em foz pq penssam que aqui é curitiba onde as coisas são planejada ouperguntada aos usuarios antes de fazerem alguma coisa como essa que estao fazendo.
bom é mais uma empresa e pessoas que vão enrriquecer aos custo do nossos bolso pq da onde a prefeitura vai tirar dinheiro pra pagar isso ai pq só acha bom isso ai é quem não usa os onibos.
ou vem mais um imposto poraiou o aumento da passagem.

Dr. Luiz Fernando disse...

Olá, sou psicologo em Foz do Iguaçu, e parabéns pelo seu Blog.

Jackson Lima disse...

Obrigado Dr Luiz,