Foto minha em São José dos Pinhais 2007!
Em 2007 perambulei na Região Metrolitana de Curitiba (RMC). Andei muito levantando nascentes do Rio Iguaçu. Descobri que o rio Iguaçu não tem nascentes ou que ele tem nascentes demais. Pensei ainda que ele nasce morto. O texto abaixo é um comentário de Carlos Roge...da região de Curitiba. O comentário foi acresentado à minha teceira ou quarta postagem do Notas do Turismo. A postagem é esta aqui. Também ainda fiz esta postagem sobre o assunto - você pode conferir.
Acho muito interessante repoduzi-la. Por quê? Porque aí está um leitor preocupado com a confusão sobre as nascentes do rio Iguaçu. As escolas estão ensinando errado? Segundo porque se nós vivemos nas Cataratas do Iguaçu, tudo o que se refere a ele deveria nos interessar. Celebro o primeiro comenrtário sério sobre isso. Pensei que ninguém se importava. Colocarei este comentário também neste outro blog sobre o Rio Iguaçu. O rio que não nasce. Obrigado Carlos!
carlos roge disse...
....olá, me chamo Carlos, bom, conheço a região de Piaraquara e Pinhais desde piá, estou com 54 anos, aprendí a pescar no Rio Atuba, Palmital, após o Detran, isso mesmo, esse que passa antes do autódromo de Pinhais, o Atuba, na ponte da linha do trem, e tbém nos rios Iraí, Itaqui, etc.....informo a vcs que o Rio Iguaçu não nasce e nunca nasceu, ele é formado pela união dos rios Iraí e Atuba, pouco antes da antiga captação de água da Sanepar na br-277, adiante da Coca Cola.....basta ver em um mapa de hidrologia, ou mesmo no google que isso é verdade, todos as fotos de nascentes que aparecem em vários sites e blogs como sendo do Iguaçú, nas verdade são ro Iraí, do Iraizinho e tantos outros pequenos córregos que cortam a região, depois estes na maioria desaguam no Iraí que junto com o Atuba formam o iguaçu, até o Rio Palmital se junta ao Iraí antes de formar o Iguaçu....não procede dizer que ele nasce na serra, quem nasce alí são os rios Iraizinho Itaqui e outros, mas não o Iguaçú....não existe nenhum rio que atravassa a rua João Leopoldo Jacomel que vai a Piraquara com o nome de rio Iguaçu, bem como nos fundões de Pinhais, ou estas regióes com o nome de Iguaçú, como disse ele é formado por outros rios já longe de Piraquara, conhecí toda a região qdo ainda era natureza pura, amava ir explorar e passear, não tinha invasões e violência que está hoje, moro na mesma casa a 52 anos próximo ao terminal do Capão da Imbuia.....lembro qdo tudo era campo e mata ciliar que se estendia até Piraquara, e Pinhais era apenas uma vila, distrito de Curitiba, aonde tinha os leiteiros e muita gente daqui ia de bicicleta pra lá comprar leite e pescar....mas não no Iguaçú.....é muito errado ensinar as pessoas e as crianaças de hoje sobre nascentes dizendo que é do Iguaçu, basta perguntar a qquer geógrafo sério.....querem glamorizar uma coisa que não existe.....pena que o Iguaçú, aonde tbém pesquei alí na 277 qdo era piá está todo poluido até bem londe daqui.....muito triste tudo.....feliz de quem conheceu tudo antes de ser destruído.....vamos obter informações corretas.....abraços....
Quinta-feira, Outubro 08, 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário