domingo, 24 de janeiro de 2010

Pedicure na calçada e outros velhos (bons) costumes (de Foz) que ainda não perdemos. Ainda bem!


Foto by 'bairronauta'

É domingo. O calor é intenso. Tudo abafado, um forno com mormaço. As pessoas que andam nas ruas tem no rosto uma tristeza cansada como se estivessem navegando ccntra a corrente, ou voando contra o vento. Faltam energias, os rostos vermelhos, suados, queimados de sol, catinga de sovaco de vez em quando aqui e ali. Tudo vai acabar quando chegar em casa. Jogar o sapato fora, tirar a roupa e ir direto para o banheiro tomar um banho. Apesar de tecnicamente pobre a maioria das casas e casebres de Foz do Iguaçu tem chuveiros elétricos.

Há tempo aqui não se toma mais banho de bica - pelo menos não na maioria das casas e casebres. Nesse calor não precisa ligar no "quente". A ducha tem que ser gelada. Mas há quem não aguente a idéia de água fria. Então, agua morna mesmo. O espaço social é a calçada dos bairros. Nesse espaço há ávores - muitas frutíferas. Há também flores: hibiscus, azaléias e gente. cadeiras que saem às ruas, alheias a qualquer perigo de assalto, bala perdida, cavalo louco, égua louca ou qualquer outra modalidade de perigo no ar.

Na calçada, as crianças se enturmam e brincam. As turmas se dividem por idade. Adolescentes femininas em grupinhos de quatro ou cinco conversam e tramam. Idosos olham o mundo passar devagar pelas pedras irregulares ou poliédricas que substituem os paralelepípedos. Mulheres casadas ou solteiras, sentadas nas calçadas, compartilham habilidades de salão de beleza. Uma dupla aqui faz uma sobrancelha, outra faz um pé, outra a mão e assim se economiza algus reais de salão e conversa fiou em dia.

Não deixa de ser solidariedade e um ato social belo pretaicado ao lado de uma garrafa térmica grande com água gelada, e uma cuínha de tererê. Coisas que pode não mais estar presente em algmas áreas da Foz do Iguaçu maquiada especialmente nos modernos e horríveis condomínios, guetos privados onde crianças se criam como pintos de granja e onde se entocam e se excluem os que podem bancar a infelicidade!

A Foz velha ainda pode ir à rua, sentar-se à beira da calçada fazer um pé, uma mão, uma depilação light nas pernas e até, no caso dos homens, intercambiar uns cortes de cabelo.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Hora no Paraguai incluindo CDE

Hora Mundial: passe o mouse sobre o mapa para escolher região