quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

É uma cidade que não foi terminada (II). Edifícios de Foz!


Primeiro parecem pombais, pequenos e numerosos. Depois parecem mais com enormes navios ancorados no porto. São as janelas que me fazem lembrar dos pombais e dos navios. Das janelas, a tripulação e os pombinhos observam o mundo passar lá embaixo. Delas se avista o Paraguai. Do outro lado se vê a Argentina. Tem hora que se vê Foz ocupando os últimos pedaços ondulantes do Terceiro Planalto do Paraná. Daí vem o rio Paraná. Não estou criticando. Não estou dizendo que é feio, ou que pegue mal para uma tal de imagem da cidade. Só digo que enquando navego nos bairros, atravesso o centro e o centro é assim.

Do TTU, onde pego o ônibus para voltar para o bairro, olho sem querer para uma direção e lá vai passando mais outro barco. Esse, no topo, tem colunas em forma de arco. Me lembro do ambiente de portos marítmos. Aqueles monstros parados no cais. Uma bandeira, na poupa, nos diz de onde ele vem. Olho para o prédio: Iêmen! Essa nave vem do Iêmen. Por quê Iêmen? Ora, porque tem mar - eu acho!

Há pouco fiz uma nota que me deu a idéia de fazer outras. É sobre a cidade que não terminou. Foz E daí a idéia de fotografar a arquitetura improvisada de Foz. Alguém esqueceu de fazer um varal. Outro esqueceu de fazer uma janela. Outro esqueceu de fazer, na laje superior, um espaço de lazer. Daí, que fazer. Mais tarde trago as fotos que já tenho sobre "os espaços remendados", as adições que os arquitetos tanto odeiam especialmente quando feitas sem projeto. Mas não pense que eu estopu coibrando projetos.
Foz falta terminar. Quando vamos dar um retoque nessa construção chamada Foz? Poderia ser um mutirão. Ou, se organizado, poderia ser um elemento de reativação da economia. Como as calçacas padronizadas. A última foto mostra essa parede que saltou na minha frente e me fez fotografá-la. Foi o rebouco que espera finalização ha 30, 40 anos. O rebouco sonha com uma tinta de mão. Foz foi feita na pressa por gente humilde, trabalhadora, tijolo a tijolo, para passar a chuva. Agora que a chuva passou ... daí vi aquele bebedouro para beija-flor. Clicando na fotos elas explodem e você verá os detalhes. Até a Nota III!

Nenhum comentário: