sábado, 24 de abril de 2010

A Indústria Naval de Foz do Iguaçu: sim, Foz tem estaleiro


Continuo fã de Foz do Iguaçu e das coisas que esta cidade esconde. Não estou falando de trambique ou de qualquer coisa ligada a união de pessoas para fazer besteira - o que a lei chama de crime organizado. Falo de gente boa, decente, honesta, habilidosa e portadora de conhecimentos especiais e raros. A afirmação, por exemplo, de que Foz do Iguaçu não tem indústria é muito comum. Mas será que não temos indústria? Eu ando catalogando um monte de empresas e fábricas que fazem piscinas, caixa d´'água, banheiras e spas. As fotos mostram um estaleiro em Foz do Iguaçu. Isso mesmo aqui se fabrica rebocadores, barcos, balsas e outras pesos pesados flutuantes.

Eu sempre vi o estaleiro quando passo de ônibus pela Avenida Costa e Silva ali no lado oposto mas próximo à Panorama Home Center. Hoje foi a primeira vez que eu disse para mim mesmo: vamos lá ver o que está acontecendo ali. Fui! E aí verifiquei que o estaleiro está ativo e fazendo barcos de aço. A produção é quase totalmente dirigida para a empresa dona do estaleiro - a Maracaju Navegação que é parte do grupo Andreis. Na região, a Maracaju Navegação é dona do porto de areia na Vila Vitorassi. O mais interessante é que lá conheci um mestre construtor que na hora estava trabalhando junto com um profissinal de solda industrial. Logo voltarei lá e darei mais detalhe sobre a arte de fazer barcos. Os barcos que aparecem na foto foram feitos aqui. Podem navegar exibindo o selo que eu acabo de criar: Made in Foz do Iguaçu.

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado, informo que se hoje ao local mencionado nesta reportagem poderá ver novas embarcações.