sábado, 17 de abril de 2010

ICBA chega a Foz com cursos e certificação de espanhol


Tenho visto anúncios e panfletos anunciando o curso de espanhol do ICBA - Instituto Cultural Brasil Argentina. Pelo que vejo a presença do ICBA aqui é fruto de iniciativa do PTI. Pelos útimos panfletos que vi se anuncia que as aulas serão dadas na sede da Uniamérica. Entre outras coisas se anucia o CELU (Certificado de Espanhol Lingua e Uso) que é a Prova Oficial de Proficiência em Espanhol - eu acrescentaria para o Mercosul. E, sem dúvida, é reconhecido pelo MEC. É a maneira de ter um certificado oficial de espanhol para quem não cursou em alguma escola tradicional. Sei disso porque este e o meu caso. Aprendi espanhol sozinho lendo livros, revistas e batendo nas casas de todo boliviano, paraguaio, espanhol e chileno que moravam em Maceió - isso faz tempo! Eu vou correr atrás do CELU e agradeço mais informações. Uma dica: vá à pagina do ICBA. Lá você vai ver uma área onde voce poderá clicar e fazer na hora um teste de espanhol. Você saberá qual é seu nível. Eu fiz! Tirei 90. Errei três perguntas. Duas porque não prestei atenção e uma porque me confundi. Parabéns ao ICBA e equipe! Não vou dizer que pergunta foi para não estragar sua surpresa!

Atenção: o Brasil também oferece um Certificado de Proficiência de Português como Lingua Estrangeira. Se chama CELPE-Bras e é fornecido pelo MEC. Eis algo para a UNILA trazare a Foz do Iguaçu para o benefício de todos os paraguaios, argentinos, outros sulamericanos, árabes, libaneses, chineses, indianos que falam português mas não conseguem provar e mostrar um certificado. Clique para ver a prova de 2007

Um comentário:

Café com Paixão disse...

Olá, blog foz. te add nos meus links, dá uma força ai