terça-feira, 4 de maio de 2010

Desrespeito às Cataratas! Com tanto lugar para comer, porque comer aqui? Parem com isso!

Há tempo venho protestando contra essa idéia de oferecer almoço, jantar, coquetéis e outras comilanças nas Cataratas do Iguaçu. Acrescento que esta tendência não foi originada aqui. Além de ser uma atividade antropocêntrica, é também eurocêntrica - quer dizer é uma prática européia que foi espalhada para o mundo via por meio do colonialismo. Vemos tal idéia de, primeiro pic-nics, depois coquetéis, jantares e outros eventos oferecidos especialmente aos grupos de turismo que vem na categoria "incentivo". São viagens dadas como presente a funcionários de empresas que atingiram certas metas. Por isso se chama "incentivo" ou viagem de incentivo (incentive travel).
Todas as fotos nesta postagem são do lado argentino das Cataratas e eu as retirei de catálogos de promoção. Em Foz já registrei tentativas de fazer o mesmo.
Nestas duas últimas fotos vemos, segundo um outro o catálogo, um grupo de turistas poloneses que vieram às Cataratas na modalidade "incentive travel" e que ganharam entre outras coisas o direito de almoçar nesse recanto especial das Cataratas do Iguaçu.
Eu me pergunto: seria possível servir um jantar na Igreja Nôtre Dame? Essa minha denúncia vem é antiga em blogs meus ligados à idéias que consgram as Cataratas como um Lugar Sagrado. No caso da região, esse uso das Carataras é uma ofensa à visão guaran que vê as Cataratas como um lugar ao qual eles só têm acesso se receberem permissão do Grande Espírito.

2 comentários:

Iracema disse...

Também acho um absurdo fazer comilanças nas Cataratas. Viajei por outros países e existe um respeito enorme quanto ao Patrimônio destes países. Depois reclamam que o nosso pais e uma bagunça . Há quem duvide ? Cade o respeito a Natureza e aos monumentos do nosso pais.

Jackson Lima disse...

Obrigado Iracema peo comentário. É isso mesmo!