quarta-feira, 30 de junho de 2010

O mundo fica mais sério e carrancudo

O Comando do Exército Brasileiro assinou um contrato na quarta-feira dia 24 com a empresa ATECH para o desenvolvimento do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SisFron). O ministro Nelson Jobim (Defesa) participou do evento. O mapa acima mostra o conceito do SisFron que cobrirá eletronicamente os 17 mil quilômetros de fronteira do Brasil. Essa é a parte do Exército Brasileiro. Outras forças também estarão trabalhando nas fronteiras. Sempre tenho dito que a idéia romântica de fronteira onde ninguém sabia quem era dono de quê, acabou.
Esta foto (ao lado), fundamenta minha última frase. Você está vendo um membro do PeFron - Policiamento Especializado de Fronteira que é parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). " ... O efetivo vai contar com equipamentos de última geração como binóculos com câmera, aviões anfíbios, helicópteros tripulados e não-tripulados e lanchas que conseguem navegar em lâminas de 20 centímetros de água". diz o site Defesa Brasil. O PeFron deve ter entrado em operação no Pará no dia 15 de junho. O Pefron é formado por membros de policias militares e civis de estados brasileiros. O alvo são os crimes típicos de fronteira como o tráfico de drogas, contrabando de armas e munições, roubo de cargas e veículos, tráfico de pessoas, exploração sexual e crimes ambientais. O Paraná que já tem a Companhia Independente de Policiamento e Operações de Fronteira (CIPOFron) ou Força Alfa que é uma Organização Policial Militar (OPM) da Polícia Militar do Paraná (PMPR), não havia aderido ao PeFron. A Força Alfa foi criada especialmente para combater o tráfico de drogas e de armas na "tríplice fronteira" embora eu a veja mais na região do Lago de Itaipu, Santa Helena e com base em Guaíra.

Tendência
O Congresso de El Salvador aprovou mudança na Lei Antiterror do país. O país centroamericano registrou um aumento de casos de assaltos violentos e hediondos a ônibus em todo seu território. Dos 84 votos da casa, 74 apoiaram a mudança na lei que incluiu os ataques hediondos aos ônibus. Os bandidos foram promovidos de deleinquentes para terroristas.

Um comentário:

Casa Oficio disse...

Oi amigo, tudo bem?
Quem sabe com toda esta movimentação a nossa fronteira acabe se tornando um pouquinho mais segura!
Neste sábado teremos festa julina por aqui e você é nosso convidado, venha e traga a família. Com início às 17 horas.
Abraços