sábado, 7 de agosto de 2010

Convergência sem mistura na Fronteira

Domingo, dia 8, é Dia dos Pais no Brasil. Portanto, dia dos pais em Foz do Iguaçu. Corrida às lojas, com mães e filhos correndo para comprar presentes para os pais. Em Puerto Iguazú, no outro lado do rio Iguaçu, são os pais que estão indo às lojas para comprar presentes para os filhos. Dia dos Pais em Foz. Dia das Crianças em Puerto Iguazú na Argentina. É isso aí na fronteira vive-se de uma maneira que eu chamaria de heterosemântica. Linguisticamente, heterosemântica são palavras que se escrevem de maneira parecida mas que têm significados catastroficamente diferentes. "Embarazado" não é embaraçado, “engrasado” não é engraçado, exquisito não é esquisito, crianza não é criança e tampoco cachorro é cachorro.*

No Paraguai, este domingo não se celebra nenhum dos dois feriados. O Dia dos Pais (Día del Padre) no Paraguai (Argentina também) é celebrado no terceiro domingo de junho. Já o Dia da Criança (Día del Niño) no Pargauai é celebrado no dia 16 de agosto. Aqui há espaço para uma nota:

O Dia da Criança no Paraguai está ligado à lembrança da Guerra da Tríplice Aliança. Lembra o dia em que meninos de 8 a 14 anos faziam parte de um Batalhão (40) atacado pelos exércitos aliados em um lugar chamado Acosta Ñu ou Barrero Grande. Os meninos estavam disfarçados com barbas postiças feitas de cabelo de milho ou de crina de cavalos para parecerem com adultos. Morreram 2 mil naquele dia, 1.500 foram feitos prisioneiros e 500 debandaram mato adentro para juntarem-se ao exército mais tarde. Vemos aqui a injustiça das guerras.

Com esta postagem destaco três coisas: 1) às vezes vivemos na fronteira sem saber o que passa no outro lado; 2) as fronteiras são complexas - são como três rios que convergem mas não se misturam. 3) A figura da criança-soldado ainda existe. Em guerrilhas, grupos armados e no narcotráfico. Deixo você com a música Keine Kindsoldaten / No Child Soldier (Nenhuma Criança Soldado do grupo Karibuni) Que a tragédia Acosta Ñú não se repita! .

*Notas
Embarazado = grávido (Hein?)
Engrasado = cheio de graxa
exquisito = delicioso, bonito
Crianza = criação
Cachorro = filhote
Música do Grupo Karibuni de Josephine Kronfli uma cantora e compositora árabo-etíope-alemã e amigos!

Nenhum comentário: