segunda-feira, 2 de agosto de 2010

General Meira, os Meiras e o Porto Meira

I

Um dia na Avenida General Meira em Foz do Iguaçu vi um placa que dizia: Porto do Rio Iguaçu. Fotografei e postei a foto. Lamentei, que o nome Porto Meira estivesse desaparecendo e que em seu lugar estivesse Porto do Rio Iguaçu. Daí esqueci tudo. Até que no chuvoso domingo, 1º de agosto, recebi um e-mail. Era de um descendente dos Meiras – uma linhagem e tanta que começou em algum lugar de Portugal (Minho) e cresceu Brasil afora a partir da Paraíba.

II
Um dia passando pela Avenida General Meira, à caminho do Porto Meira, para quem não sabe, um dos maiores bairros de Foz (Grande Porto Meira), desejei saber mais sobre o general. Quem foi? Esteve em Foz? Sabia que foi general. Mas quem? Como? Onde? Por quê? Graças aos e-mails de Tarciso Meira (Não Tarcísio) vi que havia dois candidatos fortes. O primeiro, o general José Meira de Vasconcelos, que foi comandante da 5ª Região Militar em Curitiba durante o Governo de Getúlio Vargas.

III
O segundo Meira, foi o major-brigadeiro-do-ar, José Rebelo Meira de Vasconcelos, piloto brasileiro que participou e lutou na Europa durante a Segunda Guerra Mundial. Não creio que tenha sido este o nosso personagem pois este é major-aviador. Vieram outros e-mails que destacavam os “Meiras” defendendo o Brasil. Na Costa, na Europa e no Sul do Brasil. Mas onde no sul? Em Curitiba, Joinville e região. Foi um capítulo em que a política oficial foi “assimilar” os estrangeiros, impor a língua portuguesa para acabar com os focos estrangeiros no sul do País. Como? Fechando todas as escolas e igrejas de alemães, italianos, poloneses e outros estrangeiros. Minha pergunta agora é saber desde quando a Avenida se chama General Meira? Qual a história dessa nomeação? Foi a Câmara de Vereadores? Foi o Estado? E tudo isso sem julgamento. Só para saber.

(Foto do Porto Meira que deu origem ao bairro do mesmo nome e foi a única ligação entre Brasil e Argentina nesta coordenada até 1985 quando a Ponte Tancredo Neves foi inaugurada) Acervo CMFI

2 comentários:

Anônimo disse...

passei minha infância no bairro porto Meira. Inclusive a escola que estudei se chamava General Meira, hoje colégio três fronteiras.
nunca sou bem quem foi o tal general.
estou muito longe foz agora, mas não esqueço os melhores momentos de minha vida no porto Meira.

Anônimo disse...

Eu estudo lá