segunda-feira, 2 de agosto de 2010

General Meira, os Meiras e o Porto Meira

I

Um dia na Avenida General Meira em Foz do Iguaçu vi um placa que dizia: Porto do Rio Iguaçu. Fotografei e postei a foto. Lamentei, que o nome Porto Meira estivesse desaparecendo e que em seu lugar estivesse Porto do Rio Iguaçu. Daí esqueci tudo. Até que no chuvoso domingo, 1º de agosto, recebi um e-mail. Era de um descendente dos Meiras – uma linhagem e tanta que começou em algum lugar de Portugal (Minho) e cresceu Brasil afora a partir da Paraíba.

II
Um dia passando pela Avenida General Meira, à caminho do Porto Meira, para quem não sabe, um dos maiores bairros de Foz (Grande Porto Meira), desejei saber mais sobre o general. Quem foi? Esteve em Foz? Sabia que foi general. Mas quem? Como? Onde? Por quê? Graças aos e-mails de Tarciso Meira (Não Tarcísio) vi que havia dois candidatos fortes. O primeiro, o general José Meira de Vasconcelos, que foi comandante da 5ª Região Militar em Curitiba durante o Governo de Getúlio Vargas.

III
O segundo Meira, foi o major-brigadeiro-do-ar, José Rebelo Meira de Vasconcelos, piloto brasileiro que participou e lutou na Europa durante a Segunda Guerra Mundial. Não creio que tenha sido este o nosso personagem pois este é major-aviador. Vieram outros e-mails que destacavam os “Meiras” defendendo o Brasil. Na Costa, na Europa e no Sul do Brasil. Mas onde no sul? Em Curitiba, Joinville e região. Foi um capítulo em que a política oficial foi “assimilar” os estrangeiros, impor a língua portuguesa para acabar com os focos estrangeiros no sul do País. Como? Fechando todas as escolas e igrejas de alemães, italianos, poloneses e outros estrangeiros. Minha pergunta agora é saber desde quando a Avenida se chama General Meira? Qual a história dessa nomeação? Foi a Câmara de Vereadores? Foi o Estado? E tudo isso sem julgamento. Só para saber.

(Foto do Porto Meira que deu origem ao bairro do mesmo nome e foi a única ligação entre Brasil e Argentina nesta coordenada até 1985 quando a Ponte Tancredo Neves foi inaugurada) Acervo CMFI

Um comentário:

Anônimo disse...

passei minha infância no bairro porto Meira. Inclusive a escola que estudei se chamava General Meira, hoje colégio três fronteiras.
nunca sou bem quem foi o tal general.
estou muito longe foz agora, mas não esqueço os melhores momentos de minha vida no porto Meira.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Hora no Paraguai incluindo CDE

Hora Mundial: passe o mouse sobre o mapa para escolher região