Os meios de comunicação de todo o País retrasmitiram uma nota da Agência do Brasil que revelou uma informação do Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE. Entre 1° de janeiro e seguda-feira, 16 de agosto, o número acumulado de focos de incêndio em todo o Brasil foi de 30.825. Segundo o INPE foi o dobro de 2009, quando foram registrados 15.228 focos.
De acordo com o coordenador do Monitoramento de Queimadas do Inpe, Alberto Setzer, 2010 está sendo um ano muito mais seco do que 2009, com temperaturas mais altas, umidade relativa do ar mais baixa e sem chuvas, o que facilita o uso e a propagação do fogo. Mas, além da questão climática, Setzer apontou que o aumento se deve à dinâmica do setor agropecuário e ao período eleitoral. Ele diz que por ser ano eleitoral a fiscalização não é tão intensa. Gostou?
Para que minha nota não seja mais um retransmissão da nota nacional, publico a foto acima tirada na Avenida República Argentina aqui em Foz do Iguaçu onde os focos de queimadas estão por toda a parte. Este fogo estava consumindo a vegetação seca do terreno ao lado do Maxxi Walmart e já compartilhava a calçada junto com os pedestres.
Um comentário:
Jakcson, eu ví uma terrível na altura do bairro cidade nova, na mata ciliar do Rio Mathias Almada, os bombeiros tentaram socorrer, mas o estrago é muito grande, vc pode pedir informações no corpo de bombeiros e se puder tirar fotos do local, é lamentável!
Abraços
Cris
Postar um comentário