segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Andando de ônibus em Foz do Iguaçu: tudo vai mudar

Como andar de ônibus em Foz do Iguaçu? Esta pergunta norteou muitas das publicações neste blog. A idéia é que iguaçuenses e turistas utilizem o ônibus locais para se dirigirem aos principais atrativos da cidade e, aproveitando, para ter contato com a realidade local, conhecer gente e sentir como a cidade funciona. Mas aviso que nos próximos meses tudo o que temos sugerido aqui vai mudar. Isso porque o transporte em Foz do Iguaçu está passando por uma mudança. Foi introduzida a catraca eletrônica, cartão eletrônico e agora, a cidade se encontra em fase de finalização do processo de licitação. Sexta-feira, dia 17, foram abertos os "envelopes de habilitação única". Pelo que entendi até agora, a licitação será pacífica pois só há um interessado. Mas é um interessado múltiplo que aparece na figura do "Consórcio". Pelo que foi divulgado, o consórcio é formado por cinco empresas.

Duas são de Foz: Transportes Rafagnin (ex- irmãos Rafagin), Transportes Urbanos Balan (Transbalan). As outras três são de fora: Viação Cidade Sorriso (Curitiba), Transportes Coletivos Pérola do Oeste (Guarapuava ) e Gatti Weigand Transportes Coletivos (São Paulo). Assim, ficam de fora a Viação Itaipu e a Empresa Cidade de Foz.

Ficam de fora dessa mudança os Ônibus Circulares Internacionais Urbanos visto que são uma concessão federal e internacional (Argentina e Paraguai via reciprocidade). De fora também a linha metropolitana para Santa Terezinha de Itaipu (Viação Itaipu) e as linhas metropolitanas para São Miguel do Iguaçu, Missal e Costa Oeste (Princesa dos Campos).

A primeira mudança visível é o que eu venho chamando aqui de "esverdeamento" da frota. Parece que quando entrar em vigor o novo sistema, Foz terá mudanças na área de terminais urbanos. Hoje só há o TTU - Terminal de Trasporte Urbano. Com as mudanças a cidade passará a ter pelo menos quatro. Tudo isso terá que ser entendido e explicado aqui. Hoje o TTU é o local de baldeação onde o passageiro pode utilizar a mesma passagem. Vamos aguardar. Não seria uma má idéia que a Prefeitura via Foztrans já cmeçasse a dar uma ideia de como o serviço vai funcionar.

Nenhum comentário: