segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Hein? Dilma Rouseff nasceu na Bulgária?


Recebi o e-mail que relata um possível fato de Dilma Rouseff ter nascido na Bulgária. A noticia teria saído no jornal búlgaro Dnevnik. Eu não sei se é verdade ou não. Em busca pela internet em português vi o endereço do jornal www.dnevnik.ba. Se a candidata Dilma é búlgara de nascimento ou não, não sei. O que sei é o seguinte. O domínio .ba (ponto ba)não é Bulgária. É da Bosnia Herzegóvna. E olhando o site, vi que a revista é impressa na cidade de Mostar que é uma bela cidade turística, patrimônio da humanidade e fica na Bósnia e não na Bulgária. Eu não sei uma palavra da língua da Bósnia nem da Bulgária. Mas se o "influente jornal búlgaro" fosse búlgaro por que não estaria escrito em búlgaro? E tem mais. No fac símle do registro de nascimento - que não dá para ler bem todo o material - os campos a serem preenchidos estão escritos em alfabeto cirílico - que é o alfabeto criado por São Cirilo para traduzir a Bíblia para os eslavos (russos, búlgaros, ucranianos e outros). O que estou achando estranho é que o nome Dilma Rouseff esteja escrito em alfabeto latino. Por quê? Fiquei me perguntando, como um búlgaro que se preze vai preencher um documento oficial usando um alfabeto latino? O resto fica com a investigação!

2 comentários:

Unknown disse...

Tem mais um aspecto relevante. O nome da menina é Dilma Vana Roussef, e não apenas Dilma Roussef, como está na suposta certidão. O seu irmão mais velho, Igor, já apresentou sua certidão de nascimento, em Belo Horizonte.

Esta notícia não é confiável! Está com cheiro do Serra.

Frederico Lamberti Pissarra disse...

Existe tb o http://www.dnevnik.bg, com domínio da Bulgária.

Mas, realmente, o fato do nome ser latino é estranho (mas nem tanto, já que a mãe é brasileira e o casal poderia já ter planos para vir para o Brasil).

De fato, vale a pena ser investigado.