quinta-feira, 24 de março de 2011

Registro que existiu uma árvore neste terreno na Jorge Schimmelpfeng


Foz está começando a se acordar para o seu Patrimônio Histórico e Cultural. A lei existe desde o início dos anos 90. Mas não houve interesse, até hoje, de fazê-la valer. O resultado é a eternização do falso "discurso" de que Foz do Iguaçu é uma cidade sem passado. Cientificamente, um "discurso" é a materialização da "ideologia" de classes dominantes (não existe ideologia de dominado). Anteontem, a Gazeta do Iguaçu publicou uma matéria sobre uma casa que está sendo demolida na Avenida Jorge Schimmelpfeng. A materia foi sobre uma Lei em discussão proposta pelo vereador Nilton Bobato. Hoje, a matéria foi desmentida no sentido de que a casa demolida é de uma nova fase arquitetônica na cidade. Mas que o primeiro prefeito de Foz do Iguaçu, Jorge Schimmelpfeng morou em casa que havia nesse terreno no começo do século passado. 
Eu aproveitei e fiz um vídeo amador do local em rápida e apressada demolição. Dei destaque para o imenso tronco de duas árvores que estão lá na frente ainda. "Com licença ou sem licença", digo no vídeo em um sotaque estranho (eu falo assim mesmo?) que a árvore se deu mal. Um grupo de empresários de férias em Foz, parou em frente das arvores e disse: olhe o tamanho dessa árvore. Lá em ... isso daria uma multa de R$ 40 mil. (Eu não escutei o nome da cidade). Bem, tenho certeza que a erradicação da árvore foi autorizada. Você pode ver o vídeo em imagem completa aqui no youtube . A foto acima é da Delegacia de Polícia de Foz do Iguaçu construida nos anos 30. Se não me engano, ela foi demolida irresponsavelmente no final dos anos 70. Tenho uma vaga lembrança de tê-la visto. E no lugar dela, o que foi construido? A foto é de Harry Schinke - um homem à frente de seu tempo e está no site da Associação Guatá dirigido pelo incansável Sílvio Campana.

Nenhum comentário: