domingo, 31 de julho de 2011

Casas Residencias do Governo do Paraná na Avenida Brasil

Um pouco antes da entrega
Em 1950 o governador do Paraná, Moisés Wille Lupion de Tróia ou simplesmente Moisés Lupion, inaugurou estas três casas na Avenida Brasil de Foz do Iguaçu. Moisés Lupion (também escrito Moysés) foi governador do Paraná duas vezes. Entre 1947 e 1951 e entre 1956 e 1961. Foi também senador pelo Paraná. A foto acima que me foi passada pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu mostra as casas no período final da construção. 
Delegacia da Mulher com muro ainda baixo antes da reforma
Delegacia da Mulher Hoje
Achei interessante colocar uma série de fotos das casas da Avenida Brasil,   as transformações sofridas e os usos atuais delas. A segunda casa para quem vem da Avenida Jorge Schimmelpfeng em direção ao prédio dos Correios e Telégrafos abriga a Delegacia do Turista e da Mulher. Na foto maior, mostro a Delegacia antes de passar por uma reforma. Aqui se vê a Delegacia da Mulher já com a reforma. Note que os muros sofreram mudança que incluiu uma grade - sem dúvida por motivos de segurança e não estou aqui reclamando da reforma. Note o detalhe da janela na foto original. Na casa ocupada pela Delegacia da Mulher a janela original já não existe. Das três casas, a que melhor conserva a placa comemorativa de bronze é da Delegacia da Mulher (ver foto pequena lá embaixo). 

Casa do Empreendedor, hoje

Outra casa que passou por uma reforma é a terceira de cima para baixo - desde que "cima" seja a Avenida Jorge Schimmelpfeng. É onde funcionou o PROCON e agora funciona a Casa do Empreendedor que desde sua abertura vem fazendo um bom trabalho na promoção do empreendedorismo, legalização de empresas entre outros. A casa ganhou muro novo com direito à grade alta. Eu não encontrei na casa a placa de bronze que a identifica semelhante a que aparece na foto. 

Instituto de Identificação
Então creio que é hora de que a placa apareça e seja recolocada no local. É só uma placa mas é uma placa de 56 anos colocada ali pelo Governo do estado e portanto é "histórica". E por fim, a casa que ainda mantêm sua originalidade. É a primeira da rua onde funciona* hoje um dos dois locais do Instituto de Identificação do Paraná. A casa sem dúvida precisa de cuidados. Precisa de uma pintura e garanto que quem trabalha nela também quer uma reforma. Esta casa tem a plaquinha de identificação. 


A placa
Ela não pode ser vista porque está por baixo da pintura branca.
Mas é uma questão de detalhe. Note que a casa mantém as janelas originais. Vale a pena dar uma olhada no trabalho de serralharia. Muito bom. Minha sugestão é que a reforma dessa casa deve ser feita com muito carinho para que acrescente algo à beleza desse patrimônio de Foz. Na foto detalhe, a placa comemorativa de bronze é de MCML / 1950. Atenção, Foz! Vamos a aprender a dar valor as coisas mesmo que sejam pequenas!



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Hora no Paraguai incluindo CDE

Hora Mundial: passe o mouse sobre o mapa para escolher região