segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A Usina Hidrelétrica de Acaray, Paraguai vista de Foz

Coloco aqui e em primeira mão uma foto da Usina Hidrelétrica Acaray em Hernandárias no Paraguai. Ela está localizada a poucos quilômetros abaixo de Itaipu. Itaipu está no rio Paraná, você sabe né? A Usina de Acaray está no rio Acaray e o rio Acaray vai desembocar no rio Paraná. Esta é a maior usina hidrelétrica 100% do Paraguai (Itaipu e Yacyretá são binacionais). É dela que o Paraguai vai vender energia para o Uruguai. As conversas estão adiantadas e a Argentina já está preparando a liberação para que as linhas de transmissão atravessem território argentino. Essa usina foi construida na época do presidente e general Alfredo Stroessner para vender energia para o Brasil - leia-se Foz do Iguaçu e Oeste do Paraná. Até muito recentemente a Copel - Companhia Elétrica do Paraná era cliente de Acaray. É possível que ainda seja e que parte da energia de Foz do Iguaçu venha de Acaray (corrijam-me, se estiver errado). A foto foi tirada da Avenida Tancredo Neves (BR-600) a que leva à Itaipu Binacional. O local exato: próximo ao Sindicato dos Eletricitários de Foz do Iguaçu e não longe da entrada da Avenida que leva à Unioeste / Uniamérica. Quem olha da avenida na direção da Usina verá também o morro mais alto de Foz. É o Aterro Sanitário (AS) da cidade que até pouco tempo era chamado de lixão. Assim anote, aí na área imediata de Foz do Iguaçu temos duas hidrelétricas de importância. Ainda na área de hidrelétricas, estou sabendo que a Itaipu Paraguai está quase pronta para abrir a visitação ao modelo Hidrológico de Itaipu. É o que aparece na foto ao lado (do jornal de Itaipu (JIE). Vai ser uma boa atratação ou atrativo. Falarei disso assim que voltar lá. Fica em Hernandárias! Se ligue em Hernandárias a antiga Tacuru Puku (Cumpinzeiro Fundo), o núcleo populacional mais velho das Três Fronteiras! ('bairronauta')

3 comentários:

Karen disse...

Oi, Jackson! Não sei se você lembra de mim, fiz algumas perguntas outro dia sobre hospedagem e transporte no Paraguai. Então, vou me hospedar no Hotel Aracay e queria fazer a visita especial à Itaipu. É possível fazê-la do lado paraguaio? Eu enviei e-mails, mas ninguém respondeu. Sei que há parques e museus daquele lado, mas não entendi muito bem como funcionam as visitas, elas são feitas só do lado brasileiro? Obrigada!

Jackson Lima disse...

Oi Karen, me lembro sim! Pode sim. Uma vez em CDE se informe no hotel sobre taxi ou grupo organizado para ver a Itaipu via Hernandárias. Estou sabendo que estão havendo mudanças por lá para implantar o Polo Turístico que será similar ao de Foz. Pelo menos a visita normal será possível. Não sei quanto aos museus e os refúgios biológicos. É até possível que alguns estejam fechados para as mudanças! Pelo lado as mudanças já ocorreram; tudo é cobrado mas o serviço está bom!

Karen disse...

Jackson, encontrei uma agência turística no Shopping del Este que oferece serviços de leva e traz para Itaipu e até para as Cataratas, talvez seja mais simples fazer tudo com ela, os preços estavam bons na época em que fiz a consulta. Vou continuar tentando obter informações e observar o site de Itaipu para ver se há novidades. Obrigada e boa semana!