sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A grande Avenida República Argentina: não faz vergonha a ninguém

A Avenida República Argentina é hoje uma das principais avenidas de Foz do Iguaçu. As fotos acima foram tiradas no mesmo local mas não no mesmo tempo. Esta é famosa coisa do espaço-tempo. O canteiro central cresceu para os lados - está mais largo. No lado esquerdo vemos a Santi Móveis - com o verde característico da cadeia de lojas iguaçuenses. Ao lado, vindo para vemos uma das primeiras galerias comerciais da Avenida. São três imóveis que já foram alugados para muita gente. Ali já funcionou o Bazar Brasil e um hortifrutigranjeiro. Hoje estão fechados e o prédio que foi construído pelo senhor Pedro Sefrim hoje pertence a Santi. Este foi o primeiro espaço da Santi - que já vendeu picolé, gelinho e material escolar. Na frente há um ponto de ônibus que em 1981, segundo entrevista do patriarca da família Santi era o ponto de ônibus de funcionários da Itaipu Binacional. Aquela banca de revista na esquina oposta, fechou. Em um primeiro momento se mudou para um prédio maior no outro lado da rua. Depois fechou. 

No canteiro do meio vemos no tempo presente um poste daqueles que receberão uma Câmara de Vigilância que é parte do programa planetário da "Big Brotherização" do mundo como previu o Geroge Orwell - lembra? Esta câmara dará uma visão privilegiada da Avenida para os monitores de todas as forças comunadas em uma sala da Avenida Costa e Silva. Na foto que retrata o outro tempo, vemos uma placa de trânsito que avisa o motorista para não subir no canteiro. A foto foi tirada logo após a duplicação da Avenida feita na gestão do prefeito Dobrandino Gustavo da Silva. Hoje o canteiro do meio já não é mais "O canteiro do meio". À direita dele há outro que cria uma faixa de menor velocidade onde aos sábados é fechada para a "Feirinha" onde o iguaçuense encontra linguiça, embutidos, mel e peixe da área rural e da colônia.Avenida tem praticamente de tudo menos cadeia e hospital. Já detectei um movimento de gente trabalhando para a construção de agências da Caixa Econômica, Banco do Brasil e Correios na Avenida!  

3 comentários:

Fabiano disse...

Muito bom... vc poderia fazer uma matéria sobra a av. silvio américo sasdelli que tbm está passando por muitas transformações, como a construção do super muffato mais bonito da cidade... acompanho sempre o blog, meus parabéns, abraços!

Fabiano disse...

Muito bom... vc poderia fazer uma matéria sobra a av. silvio américo sasdelli que tbm está passando por muitas transformações, como a construção do super muffato mais moderno da cidade... acompanho sempre o blog, meus parabéns, abraços!

Fabiano disse...

Muito bom... vc poderia fazer uma matéria sobra a av. silvio américo sasdelli que tbm está passando por muitas transformações, como a construção do super muffato mais bonito da cidade... acompanho sempre o blog, meus parabéns, abraços!