terça-feira, 14 de agosto de 2012

Comunicado do ICMBio / Parque Nacional do Iguaçu sobre a morte do veado-mateiro


MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE
PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU

COMUNICADO

O Instituto Chico Mendes – ICMBio através da administração do Parque Nacional do Iguaçu, vêm a público esclarecer sobre o ocorrido na tarde do dia 08/08/12, onde, por volta das 13:30 hs, o Setor de Manejo da Unidade recebeu, por meio da equipe  de jornalismo da emissora RICTV, a informação de que haviam encontrado às margens da rodovia BR 469, na altura do Km 31, no interior deste Parque, um veado morto, que aparentemente teria sido vitima de atropelamento.
A equipe técnica do Parque deslocou-se até o local informado e lá encontrou, um individuo adulto, fêmea da espécie (Mazama americana), conhecido vulgarmente por veado-mateiro. Em avaliação rápida realizada por Analista Ambiental – Médico Veterinário do ICMBio, estimou-se que o animal já estava morto há algumas horas. Contudo, havia a necessidade de uma avaliação mais detalhada, por meio de necrópsia, a qual foi realizada no mesmo dia e elaborado o respectivo laudo, que aqui relata-se resumidamente: “que o animal havia entrado em óbito no dia 07/08 a noite ou início da madrugada do dia 08/08. E que a provável causa morte foi hemorragia devido a trauma”.
Os técnicos do Parque realizaram avaliação no local, buscando indícios que pudessem levar ao condutor responsável pelo acidente, bem como, foram analisadas imagens do sistema de segurança instalado no Portão da Unidade, onde são também registrados o horário e nome dos condutores que adentram a Unidade de Conservação.
Foram identificadas marcas no asfalto que indicam freadas de um veículo e também de uma motocicleta, porém não foi possível aferir se as marcas foram impressas no mesmo momento. Foi também observado no local, material plástico de cor verde, que poderia ter se soltado devido ao atrito com o asfalto e ainda, marcas de ferragens que sugerem a queda de uma motocicleta no local.
A administração do Parque busca neste momento maiores esclarecimentos dos fatos, apurando as  informações obtidas e ouvindo testemunhas. Os veículos e condutores suspeitos de envolvimento no acidente já estão com sua entrada suspensa no Parque até a completa  elucidação do caso, ocasião que serão tomadas demais medidas administrativas necessárias.



Foz do Iguaçu, 13 de Agosto de 2012.
Jorge Luiz Pegoraro
Chefe do Parque Nacional do Iguaçu

Nenhum comentário: