sábado, 27 de abril de 2013

Audiência Pública da Beirafoz! É bom ficar de olho nesse projeto que veio de cima

Joel de Lima detalha o projeto
 Foi realizada uma Audiência Pública quarta-feira (24), para apresentar  e debater o Projeto BeiraFoz. A Audiência aconteceu na Câmara Municipal contou com um bom público e maioria dos vereadores. A Audiência foi pedida pelo vereador Nilton Bobato do PC do B. Foi lembrado pelo assistente do Diretor Geral Brasileiro da Itaipu Binacional, Joel de Lima, em uma pequena recordação histórica que o ponta pé incial do projeto
partiu do ministro da justiça, José Eduardo Cardozo. O que para mim já é ruim pois partiu de cima. Neste caso não seria novidade nenhuma para Foz – digo as decisões de cima. Na gíria dos letrados se pode dizer que o "viés" da proposta é o de “segurança” atrelado ao processo desenvolvimentista da região. 
O projeto prevê a reurbanização de 21 quilômetros entre a Itaipu Binacional e o Marco das Três Fronteiras no Rio Paraná e 17 quilômetros entre o Marco das Três Fronteiras e o Parque Nacional do Iguaçu nas margens do Rio Iguaçu. Os eixos do projeto seriam, nesta ordem, Justiça e Segurança, Sistema Viário seguido pela Habitação e Promoção Social. É aqui onde desconfio.  
As mudanças se limitarão a fazer uma maquiagem na margem do rio para abrir espaço para a especulação e a construção de um espaço para ricos, condomínios fechados, hotéis além da remoção forçada dos favelados para outras regiões? Seria um repeteco da remoção da favela do Monsenhor Guilherme para a região da Cidade Nova e sua atravessada e falida Vila Rural na época do governador Jaime Lerner e prefeito Harry Daijó?       

Nenhum comentário: