segunda-feira, 22 de abril de 2013

Citações do Livro Verde de Muamar Al Qathafi: descoberta de um livro dele em Foz

(O Livro Verde - em árabe الكتاب الأخضر)

:
Muammar Al Qathafi (Kaddafi / Gadafi /  معمر القذافي) já morreu. Foi necessário tirá-lo da face da terra de maneira brutal e violenta. Nos anos 80, o livro dele chamado “O Livro Verde”  fez muito sucesso apresentando uma terceira via. Junto com “O Livro vermelho de Mao TSE Tung” o livro fez sucesso entre as pessoas que queriam mudança na sociedade. Estou escrevendo esta postagem por duas razões. A primeira é prestar uma homenagem a ele - Kaddafi - e  lembrar que ele existiu. A segunda é contar que fui à casa de um amigo e vi O Livro Verde em cima de uma mesinha. Pedi-lhe que permitisse fotografar o livro e selecionar algumas citações. Ele permitiu e aqui estão as fotos, as citações e minha homenagem.


Entre outras:


O Partido

O Partido é a ditadura contemporânea ... é a maquina de governar da ditadura contemporânea ... dado que representa o poder de uma fração sobre o conjunto ...”

“... O objetivo de um partido é alcançar o poder em nome da execução de seu próprio programa...”



“... O Partido de Oposição como “máquina de governar” que deseja alcançar o poder, deve necessariamente abater a máquina ali instalada e, para conseguir isso, necessita de sabotar as realizações e desacreditar os projetos, mesmo que eles sejam proveitosos para a sociedade...”


Substituir a mãe por uma creche ...


O Referendo



O referendo é uma impostura face à democracia. Os que dizem “SIM” ou “NÃO” não exprimem realmente a sua vontade; são acorrentados, em nome da concepção da democracia clássica e só lhes é permitido pronunciar uma palavra “SIM”ou “NÃO”. É assim que se tem o sistema ditatorial mais duro e mais repressivo”...



A Mulher 
Sob o subtítulo A Mulher “O Livro Verde” fala sobre a educação, e condena as creches:

“Uma criança deve ser educada pela mãe ... numa família onde prevaleçam os princípios verdadeiros da maternidade, da paternidade e da fraternidade, e não em uma espécie de quinta (granja) para criação de seres de capoeira. Esses seres, de resto, tal como os outros animais, precisam dos cuidados como fase natural. Criá-los portanto em quintas (chácaras) semelhantes à creches é contra o seu desenvolvimento natural. Até a sua carne se parece mais com carne sintética do que com a carne natural. A carne da aves de aviário não é saborosa e pode nem sequer ser alimentícia pois os pintos não foram criados naturalmente... i.e, não foram criados à sombra protetora dos cuidados naturais da mãe ...”



“Mandar uma criança para a creche subtraindo-a aos cuidados da mãe é um ato de coerção e de opressão contra as suas livres propensões naturais” ....



“Se a coerção e a própria ignorância infantil desaparecessem, as crianças agarrar-se-iam certamente às mães, recusando às creches”.





Empregados domésticos

“Os empregados domésticos, pagos ou não pagos, são uma forma de escravatura. Eles são realmente, os escravos da idade moderna”.   


Necessidade

A liberdade do homem não existe se alguém controla aquilo que ele necessita. Deste modo, a necessidade pode tornar-se uma forma de escravizar o homem. A necessidade provoca a exploração. 

   
 

 

Um comentário:

Amin Brumana disse...

foi o maior estadistas de todos os tempos...