segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Coisas do TTU: Sinalização, novas placas e retoques

Novos totens
 O Terminal de Transportes Urbanos (TTU) de Foz do Iguaçu, no tocante a sinalização turística e cidadã, não deve nada a ninguém.  O Blog de Foz esteve lá e conferiu. Novidade um: o TTU ganhou um painel de pelo menos seis metros de largura indicando a direção de cada ala (plataforma) e os destinos dos ônibus. Começando da direita, da Ala 1 partem os ônibus com destino à grandes destinos referências como Ponte (Internacional da Amizade) e Itaipu. No centro da placa se encontra a lista de ônibus liderados pela Linha 120 Parque Nacional do Iguaçu – aquele que você pega para ir ao Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu, Parque das Aves e a maioria dos Hotéis localizados na Avenida das Cataratas e Rodovia das Cataratas (BR-469).  Da Plataforma que tem como subtítulo os ônibus para Rodoviária partem também uma série de Ônibus entre eles os altamente utilizados pela população como Três Lagoas, Gleba Guarani, Três Lagoas – Praia e UPA. Estão também o 1º de Maio, o Morumbi. Confira a foto.  O Blog registrou mudanças nos totens de sinalização. Os anteriores foram removidos porque eram baixinhos e foram confundidos com lixeiras. Os atuais possuem mais de 1 metro e meio de altura. 

 

Destaco também que há mais bilinguismo nas placas de sinalização. O totem principal da Ala 2, lemos Cataratas – Iguassu Falls em posição vertical. Em baixo, na horizontal temos ainda L 120,  Aeroporto – Airport; Parque das Aves - Bird Park e Cataratas – Iguassu Falls.  Até o box do Foztrans – entidade oficial que gerencia o trânsito e transportes em Foz  aderiu ao bilingusimo. Na hora em que estive lá o Box estava fechado e havia uma placa indicando: Fechado – Closed. O local ganhou também um painel tipo caixa com tampa de vidro para anúncios diversos. Um deles lembra que o TTU é por lei um lugar livre da fumaça de cigarro.               

Todas as linhas por ALA
O TTU é também muito mais que um espaço para esperar ônibus e fazer baldeação. É um ponto de encontro e local utilizado para ações sociais. Uma delas foi a campanha levada a cabo pelo  Esquadrão Caveira Brasil – calma nada a ver com “Esquadrão da Morte” ou desfile de caveira – e que recolheu roupas e abrigos para a população mais desprevenida nesse inverno. O pessoal do “Esquadrão” do qual a Guarda Municipal de Foz faz parte colocou uma placa no TTU na qual “agradece a população de Foz do Iguaçu que utiliza o TTU pelas doações”. 

Nenhum comentário: