sábado, 7 de dezembro de 2013

Anna Croukamp do Parque das Aves no Congresso Nacional: Medalha do Mérito

Anna Croukamp uma feliz receptora da Medalha do Mérito Legislativo 
A diretora-presidente do Parque das Aves de Foz do Iguaçu, Anna Croukamp aparece exibindo um imenso sorriso no Planalto Central.  Foi merecido. O sorriso foi irradiado no momento em que a alemã de nascimento recebe a Placa do Mérito Legislativo 2013 no Salão Negro do Congresso Nacional. Além da placa, a empresária recebeu ainda a Medalha do Mérito Legislativo concedida, este ano, a 51 personalidades de todo o Brasil. Tudo merecido.
O sorriso merecido  
O Parque das Aves é muito mais do que uma atração turística. Conheço o Parque das Aves desde um dia antes da inauguração em 1994; Entrevistei o casal Dennis e Anna Croukamp sobre o projeto e perspectivas do Parque das Aves. O presidente das organizações Globo Roberto Marinho veio para a inauguração com a esposa Dona Lili Marinho; veio o governador do Paraná na época, Mário Ferreira e lideranças políticas locais. Tirar Roberto Marinho do Rio de Janeiro para vir a Foz do Iguaçu foi um milagre nunca repetido por liderança local nenhuma. Quem disse que o Parque das Aves era muito mais que um parque foi Roberto Marinho. "É também um centro de pesquisas e de educação ambiental", disse Roberto Marinho.
Salão Negro do Congresso Nacional - Cerimônia de entrega das Medalhas do Mérito
Os repórteres queriam saber sobre política, tucanos, PFL, PSDB e apoio da Globo a esses partidos. Chamei Roberto Marinho meio de lado tentei falr com ele sobre pássaros. Ele gostou das perguntas e conversou sobre pássaros especialmente os flamingos. O fundador do Parque, Dennis Croukramp morreu logo depois dixando a responsabilidade de seguir em frente com Anne que deu conta do trabalho e foi além. Hoje o Parque das Aves é referência na reprodução de muitas espécies. É referência na administração feminina também - é uma das empresas onde as mulheres estão no comando há tempo. Não faz muito tempo, encontrei Anne pessoalmente dando instruções sobre técnicas de construção em ferrocimento. Parabenizei e ela me confessou que as dicas para a primeira tentativa ela pegou por telefone. 

Para pensar -  Foz do Iguaçu tem um zoológico municipal Bosque Guarani mantido pela Prefeitura Municipal, tem o Refúgio Biológico Bela Vista mantido pela Itaipu Binacional e tem o Parque das Aves mantido pelo turismo. Creio que isso é algo que ninguém disse antes. O turismo e o turista mantêm o Parque das Aves. O turista paga caro - pelo menos de vez em quando escuto visitante reclamar especialmente antes de entrar - mas o dinheiro dele vai diretamente para manter os pássaros e outros animais, manter jardinagem, pagar salários dos iguaçuenses que trabalham lá e ainda custear atividades sociais tipo a "porta aberta" para os moradores de Foz no aniversário; arranjos especiais de visitas de escolas de Foz do Iguaçu e e de todo o Oeste Paranaense tanto dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu como dos Lindeiros do Parque Nacional do Iguaçu. A Medalha do Mérito foi criada em 1983 para homenagear personalidades que merecem destaque  em suas áreas de atuação. Toda indicação é feita por deputados e membros do legislativo. Ainda não sei bem a história completa mas me orgulha dizer que quem indicou Anne Croukamp para receber a Medalha pelo seu trabalho à frente do Parque das Aves foi o deputado  Beto Albuquerque do PSB do Rio Grande do Sul. As fotos são de Rodolfo Stuckert / Acervo Câmara dos Deputados. 

Nenhum comentário: