sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Transporte público: Marcopolo lança novo modelo em Caxias do Sul

Paulo Bellini da Marcopolo entrega miniatura ao prefeito Alceu Barbosa Velho
Caxias do Sul(RS), 20 de dezembro de 2013 - A VISATE, Viação Santa Tereza, operadora do transporte urbano de Caxias do Sul (RS), acaba de adquirir 20 novos ônibus Torino da Marcopolo. Apresentado na semana passada no Rio de Janeiro, essas são as primeiras unidades produzidas, entregues ontem, dia 19 de dezembro, na garagem da empresa, e incorporadas à frota, uma das mais modernas do Rio Grande do Sul. 

Segundo Paulo Corso, diretor de operações comerciais da Marcopolo, o novo Torino inova em tecnologia e conforto para o passageiro e na redução de custos para o operador. “O novo Torino começará a ser produzido em março e, mesmo depois do seu lançamento, continuaremos a fabricar o Torino atual para ampliar as opções de produtos para os clientes”, explica Corso.
Com relação à recente aquisição da VISATE, Paulo Corso comenta que a empresa é um tradicional parceiro e está sempre modernizando a sua frota com veículos Marcopolo. “Foi assim quando lançamos o Viale BRT e agora também com o novo Torino. Nossa parceria é estreita e duradoura e proporciona ganhos operacionais e maior qualidade para o atendimento de seus clientes”, finaliza.

Com 30 anos de história e mais de 100 mil unidades produzidas, o novo Torino, modelo urbano mais bem-sucedido na indústria brasileira do ônibus. O veículo foi concebido para oferecer conforto e segurança para os passageiros, menos manutenção para o operador, além de mais ergonomia e praticidade para motorista e cobrador. O novo do Torino apresenta visual moderno e tecnologia aplicada a favor da funcionalidade, com sistema multiplex redesenhado, painel de instrumentos com tela colorida de LCD de 3,5 polegadas e sistema de ar-condicionado opcional. O modelo também conta com novos conjuntos ópticos traseiro e frontal que incluem luz diurna, que agrega mais segurança no trânsito urbano.

Versão pode incluir encosto para cabeça e ar-condicionado
O Torino tem capacidade para transportar 47 passageiros e possui chassi Mercedes-Benz OF-1721. Para os passageiros, o conforto também foi ampliado, com maior largura interna, que garante amplo espaço para circulação, e iluminação em LEDs. As poltronas City ficaram mais ergonômicas, contando com apoios de cabeça, que facilitam a movimentação dos passageiros, além de nova decoração. A moderna família de poltronas também conta com opção de encosto alto. Outra inovação é o sistema de campainha com acionamento de chamada de parada por botão (sem fio). O modelo tem ainda cinco poltronas preferenciais para idosos, gestantes e/ou deficientes e elevador automático e espaço dedicado para cadeirantes.

Novo Torino – O projeto para desenvolvimento do novo Torino envolveu as equipes de design, engenharia, produção, área comercial e marketing da Marcopolo Caxias do Sul e Marcopolo Rio. Foram mais de dois anos e R$ 40 milhões em investimentos para o desenvolvimento do modelo na definição do novo estilo, fabricação dos primeiros protótipos e dos processos produtivos a serem aplicados na planta do Rio. O veículo recebeu importantes mudanças e aperfeiçoamentos que resultaram na ampliação do conforto e da segurança para passageiros, cobrador e motorista, visual moderno e harmonioso, maior robustez e resistência de sua estrutura.

O Torino ganhou conjunto óptico dos faróis em bloco único, com luzes de sinalização diurna em LEDs, faróis de neblina opcionais e novas grades, que permitem melhor escoamento do ar para a refrigeração do motor e do interior do veículo. O amplo itinerário garante melhor visualização e leitura e o desenho lateral, limpo, proporciona maior visibilidade para o motorista e os passageiros.

Internamente, o Torino recebeu melhorias na posição da poltrona e dos comandos do motorista, que garantem fácil alcance aos instrumentos e propiciam operação confortável e segura. Merecem destaques o novo painel de instrumentos, com display LCD colorido de 3,5” de alta resistência e com acionamento touchscreen (toque na tela), e o sistema multiplex redesenhado para atender necessidades crescentes do transporte urbano em eletrônica embarcada.

Para proporcionar mais ergonomia, os postos de trabalho do novo Torino são mais espaçosos. O veículo oferece mais conforto térmico e acústico, com insuflador para o motorista e o cobrador, e novo janelão tem mais eficiente captação de ar. A posição do motorista foi redesenhada e dispõe de ampla área para o painel de controle, além de console com porta-objetos.
Outras novidades que proporcionam menor custo de manutenção e facilitam a limpeza são o assoalho, dividido em painéis removíveis, e os pés das poltronas tipo cantilever. Os revestimentos da carroceria também são de fácil limpeza, alta durabilidade e baixo custo de reparação.


Empresa modelo no segmento, a VISATE é responsável pelo transporte urbano de Caxias do Sul desde 1986. A empresa possui uma frota com 339 ônibus com idade média de cinco anos. Em 2012, foram mais de 4,6 milhões de pessoas transportas por mês e aproximadamente 56 milhões no ano. A frota rodou em 2012 cerca de 24 milhões de quilômetros, com consumo anual equivalente a 9,8 milhões de litros de óleo diesel. Isso foi suficiente para atender as 83 linhas que compunham o serviço.  Fotos: Gelson Costa / Secco Consultoria em Comunicação. Foto 2 é do site Fortalbus  Veja o vídeo oficial de lançamento

Nota do Blog de Foz: já imaginou este ônibus fazendo a linha 120 TTU - Aeroporto - Parque Nacional?   

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Hora no Paraguai incluindo CDE

Hora Mundial: passe o mouse sobre o mapa para escolher região