quinta-feira, 10 de abril de 2014

Toda Ponte é construida por alguém: quem construiu a Ponte da Amizade?


Quem assinou o projeto da Ponte da Amizade?

A Ponte Internacional da Amizade foi inaugurada em 1965 pelos presidentes do Brasil e Paraguai e nhen-nhen-nhen. Daí, como eu sou eu, me lembrei de uma passagem bíblica onde, creio que Paulo, o apóstolo, diz: "...toda casa é construída por alguém...". Daí, como sou muito brilhante, juntei dois mais dois e concluí: se é assim e se toda casa é construída por alguém então quem construiu a Ponte Internacional da Amizade entre Brasil e Paraguai? 

A resposta está no site do Ministério do Transporte e em várias boas fontes do Brasil e repito: o engenheiro paulista José Rodrigues Leite de Almeida, assinou o projeto e foi o responsável pela obra. E qual é a novidade? A novidade é que aqui mostro a foto do engenheiro José Rodrigues Leite de Almeida com seu assistente e agrimensor / topógrafo Leodato Fernandes. O engenheiro está de terno mais claro, óculos e tem um papel na mão. O assistente está de terno escuro e carrega um guarda-sol. Gostou! Mais informações sobre a Ponte neste site do Ministério dos Transportes e neste antigo blog meu que não está mais sendo atualizado - por enquanto.Confira ainda esta outra nota sobre o Leodato. Aproveito para acrescentar que Leodato Fernandes é nome de rua. A TV Naipi fica na esquina da Rua Leodato Fernandes com a Avenida Costa e Silva. Até recentemente o nome na placa estava mal escrito. Na época conversei com um empresário da região que disse lamentar que uma rua tivesse o nome de um desconhecido. Poderia ser nomeada por alguém que tenha sido pioneiro na cidade. Se Leodato Fernandes, o topógrafo do DNER na ponte não é pioneiro, quem será? 

Nota: Esta postagem é de fevereiro de 2007. Fiz uma pequena alteração e ela saltou para a primeira página. Coisa de blog! O que quis fazer foi prestar uma homenagem ao topógrafo Leodato Fernandes.

Um comentário:

Luciana Fritche disse...

Leodato, o topógrafo que ensinou um menino de 13 anos, o ofício da agrimensura,

meu pai falou muito desse homem, que alegria, enfim, um retrato dele!