quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

E o que significa PROFILURB - um dos bairros de Foz

As informações sobre linhas de ônibus estão desatualizadas. Lista de linhas de ônibus atualizadas AQUI 

Milhares de pessoas em Foz do Iguaçu moram nos bairros chamados PROFILURB I e II. O bairro é servido pela linha de ônibus 102 Profilurb – Vila C Velha. O Profilurb fica na R4 ou Região 4 de Foz Iguaçu ou ainda a Região do Porto Meira. É uma viagem longa pois sai da região da foz do rio Iguaçu até a Região da Itaipu – a Vila C - um dos maiores bairros de trabalhadores na construção da Usina de Itaipu Binacional. 

Talvez o que a maioria de nós não saiba é de onde vem a palavra PROFILURB. Indo direto ao assunto, PROFILURB é uma sigla que significa Programa de Financiamento de Lotes Urbanizados lançado em todo o Brasil nos anos (década de ) 1970 durante o governo militar especialmente no governo do presidente Ernesto Geisel. Foi um dos programas criados para resolver o problema da subhabitação. 

O PROFILURB financiava lotes entre 80 e 370 metros com  prazo máximo de financiamento de 25 anos com juros de 2% a 5% ao ano. Em todo o Brasil foram financiados 70 mil unidades entre 1975 e 1984, um número considerado baixo.  Porém segundo o que interessa ao BLOG DE FOZ neste momento, é muito interessante notar que o PROFILURB, como nome de bairro, só existe em Foz do Iguaçu. Segundo a lista oficial de bairros do município, o nome legal do PROFILURB é Conjunto Residencial Aristides Merhy * mas o nome não pegou. Hoje nem o prefeito sabe onde fica o Aristides Merhy. Se você souber de outro bairro PORFILURB em outros lugares no Brasil, nos avise e compartilhe.  

Um blogueiro e morador da região do Porto Meira, comentou neste blog que existe dois PROFILURBs mas que já exisitiu um terceiro - ou seja um PROFILURB III. "Mas o nome não pegou", explica em comentário que pode ser visto abaixo. O PROFILURB III assumiu o nome de SOHAB - que é uma sigla para: Sociedade Habitacional de Foz do Iguaçu. O processo de regularização dos terrenos da SOHAB começou com esta Lei Municipal sancionada pelo então prefeito de Foz do Iguaçu, Alvaro Apolloni Neumann. O Sohab é servido pela linha 101 - Soab  - Vila C.  

Disponibilizo este link para a comunidade acadêmica e todos dispostos a entender mais sobre as políticas de habitação no Brasil inclusive o PROFILURB. Veja esta outra postagem sobre as regiões de Foz. 
   
Nota: * Aristides Merhy foi jornalista e fundador do jornal O Estado do Paraná junto com o sócio Fernando Afonso Alves de Camargo. O jornal não circula mais em papel e hoje pertence a RPC.

Fotos virão em breve!

10 comentários:

Porto Meira o estado esta ausente disse...

RS EXISTE O PROFILURB 1, 2 E O 3 RS MAS PROFILURB 3 NÃO PEGOU E O NOME QUE PEGOU FOI SOHAB

Jackson Lima disse...

Obrigado pela informação sobre o Profilurb 3 ser o SOHAB. A gente se fala!

Anônimo disse...

Há um bairro chamado profilurb na cidade de Americana, interior de São Paulo. Mas muito legal saber da origem do nome. Obrigado e parabéns pelo blog. Abraços

PRIME STUDIO LIMEIRA disse...

OPA EM LIMEIRA SP INTERIOS DE SP TAMBEM TEM UM BAIRRO COM ESTE NOME KKKKK!

Jackson Lima disse...

Obrigado pela contribuição pessoal de Limeira e Americana. Quem tiver mais informação de Profilurbs em outras cidades podem se juntar à conversa

Daiane disse...

Existem dois bairros em Rio Grande, no Rio Grande do Sul, com este nome.

Unknown disse...

Existe o Bairro Profilurbe em Campinas SP

Duda da Bahia disse...

É PESQUISANDO QUE SE DESCOBRE SE APRENDE!
#DBVDudadaBahiaVideos

Na vida sou um eterno aprendiz, e como tal passo o tempo todo buscando aprender sobre algo que não sei. E quando não sei pergunto, e quando pergunto aprendo e se aprendo prático o que aprendi, e ensino o que sei! Apesar que nada sei e por isso tenho fome do saber.
E hoje conversando com um colega meu, falávamos sopre conjuntos residenciais de Salvador, quando ele vierou um conjunto novo que surgiu no bairro da profilurb, que fica nas Proximidades da Estação Pirajá e a BR 324 aqui em Salvador.
E o bairro surgiu em 1970 quando o prefeito era JORGE HAGE SOBRINHO.
Porém eu fui buscar o que significava o nome e a sua origem, e antão deparei com as duas Informações preciosas e com detalhes riquíssimos, que enriqueceu  o meu conhemento.

A você, todo respeito e considerações Duda da Bahia.
Um Internauta trocador de Letras!


DECRETO Nº 4946, DE 27 DE ABRIL DE 1976.


DESTINA ÁREA DE TERRA À IMPLANTAÇÃO DO PROJETO DE LOTES URBANIZADOS (PROFILURB) DO PROGRAMA HABITACIONAL DA PREFEITURA DA CIDADE DO SALVADOR.


O PREFEITO MUNICIPAL DA CIDADE DO SALVADOR, CAPITAL DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições, DECRETA:

Art. 1º Fica destinado à implantação do Projeto de Lotes Urbanizados (PROFILURB) do Programa Habitacional da Prefeitura da Cidade do Salvador a área de terra de propriedade desta Prefeitura, medindo 360.000m², situada no lado esquerdo da estrada que liga a rodovia BR-324 à Base Naval de Aratu, com as seguintes confrontações: a frente da área limita-se com a própria estrada da Base Naval de Aratu; ao fundo, com o terreno remanescente da Fazenda Coutos e, pelas laterais, com o terreno pertencente a Alberto Marques de Carvalho e com o terreno pertencente à Escola de Menores "Edsom Tenório".

Art. 2º Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DA CIDADE DO SALVADOR, em 27 de abril de 1976.

JORGE HAGE SOBRINHO
Prefeito

PAULO SEGUNDO DA COSTA
Secretário de Urbanismo e Obras Públicas

Data de Inserção no Sistema LeisMunicipais: 04/03/2016

Nota: Este texto disponibilizado não substitui o original publicado em Diário Oficial.

Fonte:
https://leismunicipais.com.br/a/ba/s/salvador/decreto/1976/494/4946/decreto-n-4946-1976-destina-area-de-terra-a-implantacao-do-projeto-de-lotes-urbanizados-profilurb-do-programa-habitacional-da-prefeitura-da-cidade-do-salvador

Jackson Lima disse...

Olá Duda da Bahia, a gente sempre está aprendendo. Aprendi que Salvador tem Profilurb. UM abraço!

Unknown disse...

Piracicaba profilurb era o nime no começo, depois passou a se chamar novo horizonte