segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

O Templo Chen Tien ou Templo Budista de Foz



Buda Amitaba - 10 metros de altura e 10 toneladas
Depois de mais de quatro anos, volteiontem ao Templo Budista de Foz do Iguaçu ou oficialmente Templo Chen Tien. O lugar continua lindo e maravilhoso. Nos últimos anos, aconteceram muitas mudanças. Uma delas é uma estátua do Buda Amitaba feita em cobre com 10 metros de altura montada em 2014. Com a estátua de 10 metros e pesando 10 toneladas, a estátua do Buda Amitaba é três metros mais alta que a do Buda MilaPusa ou Buda Sorridente. O lugar continua mágico. 

Ciudad del  Este à frente
Do pátio externo do templo e de área como o estacionamento  para ônibus tem-se uma vista magnífica  de Ciudad del Este, Paraguai, que parece ser uma Manhattan na continuação do terreno. Pode-se ver também, Foz do Iguaçu, mais distante, ao sul, rio abaixo, e uma visão da Ponte Internacional da Amizade. Há mais estátuas novas no pátio que de maniera organizada dão uma visão do Budismo para o visitante. Deitado, se vê a estátua do Buda Sakyamuni – uma homenagem ao Buda Histórico, aquele quer era príncipe hindu e alcançou a iluminação criando o que hoje se chama budismo. 

Continuam chamando a atenção pela beleza as 108 imagens dos Budas Amitabas, e os quatro principais boddhisatvas: Samantabhadra, sentado sobre um elelefante; o boddhisatva Manjushri,sentado sobre um leão; o Boddhisatva Ksitigarba e o Boddhisatva Avalokiteshvara mais conhecida pelo nome chinês Kwan Yin ou Buda da Compaixão.    

Bodhisatva Manjushri
Houve esforço significativo para melhorar a comunicação e explicação do que se vê no pátio do templo. São placas em cada imagem que dão o nome do ‘homenageado’ em sânscrito com sua transliteração em chinês seguido de um mantra também em chinês.  As paredes da lojinha de artesanato ganhou pinturas que explicam alguns itens para o visitante e repassam alguns ensinamentos. Notei que há dizeres em português, espanhol, chinês e japonês, confira nas fotos.
A impermanência das coisas
       
Os sábios e os ignorantes
Turistas fazem selfies na frente da imagem de Avalokiteshvara

Nenhum comentário: