sexta-feira, 17 de abril de 2015

China e Rússia acham solução para comércio fronteiriço: pagamento online em rublo

Russa prova casaco chinês em loja de Suifenhue (Sinoperi)


Há três décadas a cidade tinha: “uma rodovia, uma lâmpada e um auto
falante que podia  ser escutado na cidade inteira”, diz um artigo de 2006 da revista China Pictorial. Hoje Suifenhue, com 100 mil habitantes  na fronteira com a Rússia é para o país de Vladimir Putin o que Ciudad del Este é para o Brasil. Milhares de russos  desembarcam diariamente para comprar produtos chineses e também interagir, provar comida chinesa e apreciar a arte do colosso asiático. No lado russo, a cidade se chama Pogranichny.  Com os problemas politicos e econômicos mundiais como as sanções comerciais e bancárias à Rússia, a crise da Ucrânia com Rússia tendo pego a Crmeia de volta, mas a queda do rublo (moeda russa) perante o dólar fez a crise querer pegar o trem e desembarcar na região de Pogranichny –Suifenhue.
 
Ruas movimentadas com consumidores russos (China Daily)
Isso fez as autoridades russas e chinesas se sentarem e decidirem resolver o problema. Entra em ação aquela série de medidas que diminuem a dependência do dólar americano. China e Rússia criaram uma ferramenta online de pagamento nas moedas locais. Por meio dos sistema de pagamento online chinês (TradeEase) e russo (Yandex Money) chineses e russos poderão comprar e pagar online. Tenho entendido que nas lojas de Suifenhue já há funcionários habilitados para atender nesta categoria e processar pagamentos online.  Esta simples ação experimental poderá estender-se para outras regiões da China. 


Com gestos, atendente de loja rompe barreira russo-chinesa (China Daily)

Espero que isso sirva de exemplo para que o comércio Brasil – Paraguai, Brasil-Argentina ou inicialmente Ciudad del Este – Brasil (via Foz do Iguaçu) pense na utilização de pagamentos em moedas locais via sistemas de pagamento que já temos ou que venham ser criados. Neste momento, o dólar está alto nos dois lados e o que levanta ou baixa o dólar é a especulação do mercado de divisas. Claro que isso exigirá a iniciativa dos governos federais (nacionais) dos países envolvidos. 



Na estação do trem (Sinoperi.com)

Суйфэньхэ, Китай - YouTube

Nenhum comentário: